Modinha no Facebook promete exibir Gifs e bichos que têm a ver com você

Do UOL, em São Paulo

Um novo tipo de corrente está se espalhando pelo Facebook. Trata-se de um viral que sugere dizer quais Gifs, desenhos ou bichos que têm a ver com você.

Tudo que você deve fazer para ver o processo na prática é colar uma URL na área de comentários de alguém do Facebook que ela exibirá algum tipo de imagem. Algumas opções de endereços são: dopl3r.com (que exibe Gifs), d-e-s-e-n-h-o.com (que exibe personagens de desenhos animados) e b-i-c-h-o.com (que exibe animais).

Reprodução/Facebook
Ao digitar d-e-s-e-n-h-o.com nos comentários, é exibida a imagem de um desenho animado

Aparentemente, o viral começou por causa de algumas páginas do Facebook que publicaram fotos com mensagens do tipo: "Fiquei de cara...quando descobri que escrevendo d-e-s-e-n-h-o.com nos comentários aparece qual desenho animado eu sou!".

Reprodução/Facebook/EiGatanew
Mensagem de página do Facebook convidando internautas a participarem de brincadeira

No fim das contas, ao postar algum dos endereços citados, eles exibem informações aleatórias. Ao digitar b-i-c-h-o.com, uma hora apareceu um tamanduá, e em outra um porco-espinho – porém, com imagens que não correspondem a esses animais. O mesmo aconteceu com d-e-s-e-n-h-o.com.

Reprodução/Facebook
Nem sempre endereços digitados exibem o desenho certo; acima, há uma referência à Princesa Ariel, porém a imagem é do Mestre dos Magos

Com o dopl3r.com, apareceram Gifs aleatórios. A cada vez que o endereço foi postado, apareceu uma imagem em movimento distinta.

A pedido do UOL Tecnologia, a empresa de segurança Kaspersky inspecionou as páginas. "Por ora, os sites não estão distribuindo malware nem nenhuma extensão. Como o Facebook liberou recentemente a publicação de Gifs, pode ser que seja apenas o pessoal se aproveitando do novo recurso", disse Fábio Assolini, analista sênior de segurança companhia.

Ainda que as páginas sejam inofensivas – pelo menos até o momento – elas exibem publicidade. Logo, quanto mais gente acessá-las e clicarem em banners, maior será o retorno financeiro dos donos da página.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos