Topo

Google vai impedir download de apps em aparelhos com Android muito antigo

Do UOL, em São Paulo

23/06/2017 13h21Atualizada em 18/08/2017 12h12

O Google informou nesta semana que vai encerrar o suporte à loja de aplicativos para dispositivos com Android 2.1 (Eclair) ou inferior a partir de 30 de junho. Os usuários da plataforma, porém, não devem ficar muito preocupados, uma vez que os sistemas operacionais que serão descontinuados só estão presentes em dispositivos muito antigos.

“Esta mudança vai acontecer sem nenhuma notificação ao dispositivo por causa de restrições técnicas do aplicativo Android Market", informa a empresa em post no blog oficial de desenvolvedores Android.

Apesar do tom, o fato é que pouca gente usa esse sistema, que veio embarcado em aparelhos vendidos majoritariamente entre o fim de 2009 e 2010 . De acordo com um painel do Google que mostra as versões mais usadas do Android, menos de 0,5% da base de usuários da plataforma contam com as distribuições que serão descontinuadas.

Na época, aparelhos como Motorola Flipout, Samsung Galaxy S (sim, a primeira versão da série da companhia) e Xperia X8 vinham com a versão 2.1

Para se ter uma ideia, a versão 2.1 foi apresentada em outubro de 2009, trazendo como novidade a possibilidade de usar papéis de parede animados. Além disso, na época, a loja de aplicativos ainda se chamava Google Market. Apenas em 2012 que o marketplace da companhia passou a se chamar Google Play.

O que fazer?

Quem por um acaso quiser saber a versão do Android que roda em seu celular, basta ir ao menu Configurações > Sobre o dispositivo > Info de Software. Lá, deverá ter um item Versão Android.

Caso você tenha um aparelho Android com a versão 2.1 ou inferior, é possível tentar atualizar para uma versão menos antiga. Para fazer isso, vá em Configurações > Sobre > Atualização de Software.