Elevador sem cabos e que se movimenta em várias direções? O futuro chegou

Do UOL, em São Paulo

Um novo modelo de elevador pode estar presentes em novos prédios ao redor do mundo – e é algo que parece ter vindo de ficções científicas futurísticas. A empresa thyssenkrupp lançou a primeira unidade de um elevador chamado Multi, que opera sem cabos e é capaz de fazer viagens tanto na horizontal quanto na vertical.

A primeira unidade deste equipamento opera atualmente em uma torre de testes da empresa, construída em Rottweil, na Alemanha. A novidade, contudo, será empregada em um novo edifício da OVB Real Estate, uma empresa de negócios imobiliários na Europa e que terá um novo prédio em Berlim (Alemanha).

Uma grande diferença no Multi é que ele não oferece apenas uma cabine por eixo movendo-se para cima e para baixo, mas várias. Seria algo como um sistema de metrô dentro de um prédio.

Divulgação
Será assim que ficarão os prédios do futuro?

Esse novo elevador não utiliza cabos e conta com o apoio de um sistema de freio de vários níveis, dados e gerenciamento de energia nas cabines. A empresa ainda afirma que o Multi exige menos espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%.

Outra melhoria do sistema é que ele requer uma potência de pico baixo, o que permitiria uma melhor gestão das necessidades energéticas do prédio em si. Isso, ainda de acordo com a companhia, pode reduzir os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia.

As possibilidades que um elevador do tipo traz são realmente amplas, se tendo em conta o fim das limitações impostas por cabos. Será que o futuro será assim?

Divulgação
Elevadores poderão subir ou descer, mas também se movimentar para os lados

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos