Topo

Pode isso? Facebook tem patente para espiar usuários pela webcam

Do UOL, em São Paulo

26/06/2017 14h52

O Facebook considera a possibilidade de espiar usuários por meio da webcam no futuro. Segundo revelado por sites internacionais, uma das patentes registradas pela rede social é de uma tecnologia em que a companhia consegue enxergar as emoções dos usuários por meio da câmera do dispositivo.

A patente foi enviada à comissão norte-americana sobre o assunto em fevereiro de 2014 e publicada em agosto de 2015. No entanto, ela só foi percebida neste mês de junho pelo site CBInsights.

A tecnologia do Facebook envolve análise da expressão facial das pessoas para deixar elas conectadas por mais tempo na rede social. Por exemplo: se você sorrir ao ver a foto de um amigo, a plataforma entenderia sua reação e poderia exibir mais fotos dessa pessoa.

O mesmo pode ocorrer inversamente. Se você se deparar com um conteúdo que não gosta e olhar para longe da tela, a rede social entenderia isso e pararia de mostrar informações semelhantes. Ou seja: o Facebook não apenas te espiaria pela sua webcam, mas também seria capaz de "ler" suas emoções.

A patente é real, mas pode ser que ela nunca seja implementada. Em comunicado enviado a sites internacionais, um porta-voz da empresa disse que o Facebook "frequentemente procura patentes por tecnologia que nunca são executadas e que patentes não devem ser levadas como indicações de planos futuros".

Se a rede social implantará ou não a função no futuro, não sabemos. Independente disso, é importante você ficar atento à sua webcam do computador. O UOL Tecnologia já fez uma matéria sobre o assunto em que ensinamos a importância do assunto - e, pasmem, o próprio Mark Zuckerberg tem uma fita adesiva em sua webcam.

Fita adesiva na câmera do notebook? Sim, isso pode funcionar

UOL Notícias