Topo

Celular lento? Esgote estes 14 recursos antes de trocar por um novo

Calma, antes de jogar o celular na parede, tente esse passo a passo - Pollyana Ventura/Getty Images
Calma, antes de jogar o celular na parede, tente esse passo a passo Imagem: Pollyana Ventura/Getty Images

De Tilt, em São Paulo

04/07/2021 04h00

Ao longo do tempo, os celulares ficam mesmo mais lentos. Não é impressão, é acúmulo de dados, imagens, vídeos, áudios e aplicativos. Existem muitas maneiras de melhorar isso, das simples às complexas.

Siga este passo a passo antes de partir para um novo modelo, quem sabe assim você consegue adiar o gasto com um aparelho mais moderno.

  1. Comece atualizando o sistema operacional
  2. Diminua o máximo que puder a quantidade de apps na tela inicial, repense também os widgets
  3. Analise sua coleção de aplicativos: todos são realmente importantes? Apague o que não usa e atualize os que ficarem. As atualizações de software nem sempre são sobre novos recursos, na maioria das vezes trazem melhorias no desempenho ou novos recursos de segurança. Você pode verificar isso em Configurações > Atualização de software > Baixar atualizações manualmente.
  4. Exclua arquivos desnecessários salvos no seu celular
  5. Faça uma limpeza profunda no WhatsApp: jogue fora vídeos, memes e áudios que te mandam. Você pode até acionar o recurso "Apagar todas as conversas" na configuração do app, item "Conversas".
  6. Previna-se desse tipo de acúmulo: no WhatsApp, vá em "Configurações" > "Conversas e chamadas" ou "Conversas" > "Download automático" ou "Salvar no Rolo de Câmera" > "Quando utilizar rede de dados" e desabilite todas as opções. Ao fazer isso, apenas os arquivos que você selecionar serão salvos.
  7. Desapegue e desinstale jogos que não usa. Além de ocupar espaço, eles requerem muito do seu processador.
  8. Escolha um bom cartão de memória SD e armazene nele fotos, vídeos e áudios que quiser guardar. Caso tenha um, formate de tempos em tempos.
  9. Outra opção é colocar arquivos pesados na nuvem, como no Google Drive, OneDrive ou iCloud.
  10. Limpe o cache (as informações que os apps guardam para agilizar seu carregamento). Para excluir, vá em Configurações > Armazenamento > Dados de cache ou em Configurações > Manutenção do aparelho> Armazenamento > Configurações de armazenamento (três pontinhos no canto superior) > Dados memorizados.
  11. Desabilite animações e efeitos desnecessários: launchers e papéis de parede (wallpapers) animados são legais e deixam o aparelho mais divertido, mas pesam na memória e consequentemente afetam o desempenho. Desative em Configurações > Aplicativos
  12. Use um app de limpeza para melhorar a memória e o desempenho do celular (mas escolha um com boa reputação)
  13. Reinicie seu aparelho, isso ajuda a liberar memória
  14. Se nada disso ajudar, salve tudo o que tem de mais precioso e formate: nas configurações, escolha "Fazer backup e redefinir".