Google Notícias vai usar cards para exibir diferentes perspectivas de fatos

Do UOL, em São Paulo

  • iStock

O Google Notícias, plataforma que exibe conteúdos jornalísticos na busca do Google, vai passar por sua primeira grande reformulação em seis anos no país. Com as mudanças, que começam a ser liberadas nesta terça-feira (27), o serviço exibirá fatos com diferentes perspectivas, as principais notícias do dia e um setor apenas com fatos conferidos por agências.

Para facilitar a visualização, a empresa passará a agrupar as notícias sobre um mesmo tema em cards. Neles, haverá um artigo em destaque e diferentes desdobramentos sobre ele, como referências a tuítes mostrando a repercussão do fato com pessoas importantes, vídeos e artigos de opinião – que, inclusive, estarão marcados como tal.

No fim de cada card haverá o item cobertura completa, que contará com mais opções de notícias relacionadas ao assunto.

De acordo com a empresa, estes cards "ajudam a explorar diferentes perspectivas para que as pessoas tenham um entendimento mais completo sobre uma notícia".

Além disso, o usuário contará com diferentes abas no Google Notícias para facilitar a navegação: headlines (manchetes), local e for you (para você, em tradução livre). Na primeira, estarão as principais notícias do dia; na segunda, o usuário poderá ver fatos relevantes para sua localidade. A terceira é sobre personalização. Cada pessoa poderá configurar categorias de notícias que mais interessam a ela, como "Brexit", por exemplo.

Divulgação
Mudança no Google Notícias contará com cards que agregarão notícias sobre determinado assunto

A plataforma ainda contará com uma área específica com fatos conferidos por agências jornalísticas de checagem. Por ora, esta seção só estará disponível nos Estados Unidos.

Após a proliferação de notícias falsas durante as eleições dos Estados Unidos, a empresa tem se dedicado a dar algum tipo de destaque a conteúdos produzidos por empresas jornalísticas ou agências de checagem. Oficialmente, a companhia diz que já trabalhava com este tipo de iniciativa antes mesmo do pleito norte-americano. 

No Brasil, fazem parte da iniciativa de checagem de dados: a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública. Além disso, a companhia se comprometeu a coibir a exibição de publicidade em páginas cujo modelo de negócio seja baseado em publicar boatos ou fatos errados.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Leia mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos