Na cara dura: celular da Coreia do Norte copia visual do iPhone

Do Gamehall, em São Paulo

  • Reprodução/DPRK Today

    Há algo de familiar neste design...

    Há algo de familiar neste design...

Na foto acima você pode ver o Jindallae 3, mais novo smartphone desenvolvido pela Mangyongdae Information Technology Corporation, da Coreia do Norte. Segundo a rede de notícias local DPRK Today, o dispositivo foi criado "ao modo coreano".

O que pode até ser verdade, mas é fácil ver que eles tiveram algumas "inspirações" por parte dos últimos iPhones. Da estrutura minimalista até o posicionamento e formato dos botões, câmera e caixa de som, tudo faz lembrar um pouco o dispositivo da Apple.

É claro, seria injusto dizer que tudo no Jindallae 3 parece com o iPhone: há muitas características que parecem ter sido copiadas diretamente do Samsung Galaxy, como seu botão central e partes da interface de usuário.

Reprodução
As várias versões do iPhone 6S, como fins de comparação com o Jindallae 3

O smartphone norte-coreano foi tecnicamente lançado em março, mas só foi divulgado agora pelo DPRK Today. As especificações técnicas do aparelho não foram divulgadas, mas sabe-se que ele traz aplicativos básicos como um navegador de internet, um álbum de fotos, uma calculadora, uma biblioteca de música e um popular jogo de cartas do país.

O Jindallae 3 vem em cor preta ou branca , sendo que o último traz detalhes que lembram bastante o iPhone de ouro rosado.

A Coreia do Norte tem um longo histórico de copiar propriedades intelectuais da Apple e usá-la para seus próprios propósitos. O sistema operacional Red Star 3.0, por exemplo, é basicamente o OS X, enquanto o novo tablet desenvolvido pelo Estado é chamdo de IPad (com "I" maiúsculo, mesmo).

De qualquer forma, dificilmente vai ser possível encontrar um Jindallae 3 fora do território norte-coreano, e é improvável que a Apple ou a Samsung procurem ação legal contra o país - especialmente se levarmos em conta que a última é uma empresa sul-coreana.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos