Facebook vai esconder posts de seus amigos que publicam links demais

Do UOL, em São Paulo

  • Dado Ruvic/Reuters

    Rede social anunciou que vai reduzir relevância de pessoas que postam muitos links

    Rede social anunciou que vai reduzir relevância de pessoas que postam muitos links

Todo mundo tem um contato no Facebook que compartilha mais coisas que o normal. Isso pode ser bem chato, e agora a própria rede social tomará uma atitude contra isso. A plataforma vai começar a reduzir o alcance desses usuários no Feed de Notícias para tentar mostrar histórias mais relevantes.

A decisão da rede social tem relação com uma pesquisa interna feita pela empresa. Segundo o levantamento, há um pequeno grupo de usuários que publica muito durante o dia. Essas pessoas tendem a compartilhar conteúdo de baixa qualidade, como informações erradas ou sensacionalismo.

"Como resultado disso [da pesquisa], nós queremos reduzir a influência desses 'spammers' e despriorizar os links que eles postam comparados com usuários convencionais", informou o Facebook em post em seu blog oficial.

A rede ressalta que esta decisão vai ser aplicada prioritariamente em links, e não a domínios de sites, fotos, vídeos ou atualizações de status.

A medida tomada pela rede social vem após o Facebook ser alvo de críticas por contribuir na disseminação de notícias falsas. Desde então, a companhia tem anunciado ações para tentar coibir este tipo de conteúdo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede começou a submeter links com notícias duvidosas para entidades que checam a veracidade das notícias. Caso seja considerada questionável, a publicação ficará marcada como tal. Se algo for considerado falso, aparecerá uma mensagem informando isso e convidando o usuário a não compartilhar.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos