Dicas de Tecnologia

Carregar o celular no modo avião é mais rápido? E na tomada 220?

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

Em tempos onde o menor sinal de que sua bateria vai acabar é motivo de desespero, muitos apelam para estratégias que ajudem a carregar logo o celular. Talvez você já tenha ouvido falar de pessoas que deixam o celular no modo avião no momento da recarga ou até escolhem usar tomadas 220V ao invés das de 110V. Mas será que isso funciona mesmo?

A boa notícia é que pelo menos uma das práticas acima dá certo! Imagina qual é?

Segundo especialistas ouvidos pelo UOL Tecnologia, carregar o celular com o modo avião ativado deixa sim a recarga um pouco mais rápida. Isso porque o aparelho faz menos esforço para funcionar, já que o acesso às redes 3G/4G, WiFi, Bluetooth e outras funções que consomem bateria estão desativadas.

"No modo avião, o celular não acessa a rede, não recebe e nem faz chamadas. O usuário simplesmente tem acesso aos joguinhos [que não precisam de internet]. A bateria continua sendo consumida, mas com os recursos desativados a economia de bateria é maior", explicou Antonio Carlos Gianoto, professor de engenharia do Centro Universitário FEI.

O engenheiro eletrônico Almir Meira Alves, professor FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), ressalta que hoje o grande vilão da bateria está relacionado ao sinal da internet, tanto no Wifi quanto no 3G/4G.

"Quando o celular perde o sinal de internet, por exemplo, ele começa a procurá-lo de qualquer jeito e, para conseguir buscar, ele abre a energia. Nesse momento o uso de bateria aumenta bastante", afirmou Alves.

Uma dica dada pelo professor Alves é deixar o celular carregando no modo avião durante a noite. Enquanto você dorme, ele carrega um pouco mais rápido e você não será incomodado pelas notificações -- que também consomem bateria.

E a tomada 220V?

Para os professores, a prática de carregar o celular em tomadas 220V achando que será mais rápido é mito. Ainda mais porque os celulares de hoje são bivolt, ou seja, se adaptam automaticamente a qualquer uma das voltagens.

Segundo, Alves o tempo de carga é o mesmo nas duas voltagens e o próprio sistema do celular se organiza caso seja usado uma ou outra.

"Tanto uma quanto outra vai fornecer a corrente necessária. Não tem evidência nenhuma de que 220V é mais rápido", ressaltou Gianoto.

Os professores destacam ainda que o que define se o carregamento será mais rápido ou não é a potência do carregador. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos