Topo

Fim de uma era: Microsoft começa a "matar" a maioria dos Windows Phone

Windows Phone não conseguiu grande presença no mercado - Reprodução
Windows Phone não conseguiu grande presença no mercado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 17h39

A Microsoft encerra a partir desta terça-feira (11) o suporte para celulares que rodam o Windows Phone 8.1, versão de seu sistema operacional lançada há três anos. Isso significa que usuários que ainda utilizem aparelhos com esse sistema não terão atualizações que melhoram a segurança e o desempenho dos equipamentos.

O fim do suporte pode marcar também o encerramento de uma era para a companhia – e também um problema para milhões de pessoas que utilizam smartphones com esse sistema. Segundo a AdDuplex, especializada em promover apps da Windows Store, cerca de 80% dos usuários do sistema da Microsoft em seus celulares contam com Windows Phone 8.1 ou inferior – sendo quase 74% só da versão 8.1.

Todos esses aparelhos agora não contarão mais com suporte da companhia. Apenas os 20% que utilizam o Windows 10 Mobile seguem com atualizações de segurança e desempenho.

O lançamento do Windows Phone 8.1 marcou uma grande mudança no sistema e mais uma tentativa da Microsoft emplacar seu sistema operacional em smartphones, mercado dominado pelo Android em aparelhos de diversas companhias e pelo iOS em modelos da Apple.

O Windows Phone 8.1 veio com a assistente digital Cortana (a “Siri” da Microsoft), um novo centro de notificações, mudanças na interface do usuário, entre outras novidades. É bom lembrar que os aparelhos com o sistema operacional continuarão funcionando, mas sem novas atualizações e possivelmente com problemas de desempenho em apps.

Alguns aparelhos ocasionalmente podem receber a última atualização de software móvel liberada pela Microsoft, o Windows 10 Mobile.

Mesmo antes do fatídico dia do fim do suporte, usuários do Windows Phone 8.1 já sofriam com problemas até em aplicativos populares como Facebook e Instagram, sem contar com recursos presentes em versões do Android e iOS. Agora a situação pode ficar ainda pior.

A Microsoft deve admitir aos poucos que perdeu a batalha no mundo mobile. Seu sistema operacional tem cada vez menos penetração no mercado e, com isso, a loja de apps móveis é menos utilizada. Muitos aplicativos sequer lançam versões para Windows Phone e se preocupam apenas com Android e iOS.