Topo

Transformar câmera em lupa e mais 12 funções pouco conhecidas dos iPhones

iPhone tem funções que muita gente não conhece - iStock
iPhone tem funções que muita gente não conhece Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

11/07/2017 04h00

De encontrar os fones de ouvido a melhorias de performance na Siri, a assistente pessoal do iPhone, o novo iOS 10, sistema da Apple, vem sendo atualizado nos últimos meses com muitas novidades que facilitam o uso dos iPhones. O melhor é que, além dos modelos iPhone 7 e 7 Plus, que já vêm com o sistema operacional de fábrica, todos os modelos a partir do iPhone 5 podem ser atualizados.

Confira alguns recursos do iOS 10:

1. Elevar para Despertar

Não é uma novidade no mercado —já existia em alguns aparelhos Android da Motorola e da Samsung. Porém é exclusivo dos modelos mais recentes da Apple: iPhone SE, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus. O recurso permite ativar a tela de bloqueio com qualquer movimento do celular, sem precisar pressionar o botão central.

O bom aqui é que é possível visualizar as notificações sem que a tela seja desbloqueada rapidamente pela digital.

Para isso, bastar ir em Ajustes > Tela e Brilho> Elevar para Despertar.

Recurso elevar para despertar - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

2. Desbloquear sem pressionar o botão central

É possível desbloquear o aparelho apenas com o toque da digital no sensor, sem precisar apertar o botão.

O botão central dos aparelhos IOS sempre foram muito sensíveis e muitos deles acabavam quebrando de tanto serem usados. Este recurso permite poupá-lo um pouco e, assim, aumentar a durabilidade do aparelho.

É simples. Vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Botão Início e ative a opção “Mantenha o dedo para abrir”.

Desbloquear iPhone com botão central - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Lupa

Permite que a câmera vire uma lupa, clicando três vezes no botão central.

A lupa possui alguns recursos diferentes da câmera como: filtros para destacar melhor aquilo que deseja ver, flash, congelar o foco, Além de um zoom maior.

Para ativá-la, entre em Ajustes > Geral >Acessibilidade e habilite a opção “Lupa”.

Lupa iOS 10 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Widgets

Tornou-se mais prático visualizar informações de aplicativos sem precisar abri-los - e, o melhor, ao mesmo tempo! É preciso apenas deslizar para o lado esquerdo na tela de bloqueio. O widget do Waze, por exemplo, possui atalhos para navegar direto para casa ou para o trabalho com apenas um clique.

Este recurso é bem parecido com os cards do Google Now, já existentes nos dispositivos Android.

Ali, você também pode acessar seus contatos mais usados no WhatsApp e nas ligações. Ensinamos aqui

Adicionar Widgets iOS - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5. Responder pela notificação

O ponto positivo deste recurso é que não precisa abrir o aplicativo. É possível responder mensagens direto das notificações, tanto do iMessage quanto no WhatsApp, além do app padrão de mensagens do iPhone.

Basta puxar a notificação para baixo na tela principal. Já na tela bloqueada, arrastar para o lado direito, é só selecionar a opção “Ver”.

Recurso permite responder mensagens com tela bloqueada no iOS 10 - Reprodução - Reprodução
Recurso permite responder mensagens com tela bloqueada no iOS 10
Imagem: Reprodução

Recurso do iOS 10 permite responder mensagens direto nas notificações - Reprodução - Reprodução
Recurso do iOS 10 permite responder mensagens direto nas notificações
Imagem: Reprodução

6. Teclado bilíngue

A nova versão do teclado Apple permite digitar em dois idiomas ao mesmo tempo, sem precisar ficar trocando.

Isso acaba com aquele sofrimento de ficar trocando de teclado toda vez que quiser escrever uma palavra em um idioma diferente. Outro ponto positivo é que a correção automática funciona para as línguas utilizadas simultaneamente.

Teclado multilínguas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

7. Copiar e colar entre dispositivos

O iOS 10 permite o compartilhamento das áreas de transferências (textos, fotos e arquivos) entre o iPhone e o Mac. Para isso acontecer, ambos os dispositivos devem estar atualizados com esta versão. Além de estarem logados com mesmo Apple ID no iCloud e Bluetooth e Wi-Fi ativados nos dispositivos.

O ponto negativo aqui é que mesmo o recurso sendo compatível com todos os aparelhos atualizados com o iOS 10, nem todo Mac com a versão Sierra é compatível com a área de transferência. Ponto negativo para a Apple aqui.

Cópia entre dispositivos - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

8. Hora de dormir

É uma função do aplicativo Relógio que permite programar o horário que costuma dormir. Reduzindo a intensidade do brilho da tela, ele te lembra de que está na hora de ir para a cama. Permite também escolher quantas horas deseja dormir para, assim, programar o despertador.

Bem útil para quem costuma se perder nas redes sociais justo antes de dormir.

Hora de dormir iOS 10 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

9. Memórias no app Fotos

Dispõe automaticamente as fotos feitas no mesmo dia. Cria também um mini vídeo com essas imagens —similar ao que o Google Fotos já faz há algum tempo no Android. Ponto positivo, especialmente para quem gosta de deixar tudo organizado, pois fica mais prático achar as recordações.

Fotos memórias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

10. Mapas

O aplicativo Mapas agora está com novos recursos, como sugestão de lugares e melhores caminhos, além de tempo estimado para chegada. Assim como o Waze e o Google Maps.

Mapas iOS 10 - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

11. Apple Home

É um novo aplicativo que permite controlar aparelhos de casa que estão conectados, como acender luzes, trancar ou destrancar portas, abrir janelas...

Mas é preciso certificar-se de que esses aparelhos funcionam com o sistema Apple. Para isso basta procurar pela palavra HomeKit. As lâmpadas, por exemplo, são vendidas no site da Apple por R$ 269 a individual.

Apple Home iOS 10 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

12. Achar os fones de ouvido

Super útil para quem vive perdendo os fones. Na versão 10.3, atualização lançada em março, o iOS mostra no mapa onde estão seus AirPods, os fones de ouvido sem fio da Apple. E permite tocar música neles para facilitar encontrá-los no meio da bagunça.

Um ponto negativo é que precisa estar em um determinado raio de alcance bem próximo aos fones, já que estes não possuem sistema de GPS.

ApplePod - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

13. Siri fala com apps

Finalmente, a Siri poderá interagir com aplicativos. Nem todos estão na lista, apenas os de mensagens, transporte e serviços de entrega que já são adaptados para gerar interação, mas já ajuda. Agora você pode pedir comida ou carro e enviar mensagem somente utilizando o comando de voz, sem nem precisar encostar no iPhone.

Siri integrada a apps - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple