Mudança de design no aplicativo do Skype deixa os usuários furiosos

Do UOL, em São Paulo

O Skype mudou bastante o visual dos seus aplicativos móveis, o que o deixou com uma aparência que lembra um pouco o Snapchat. No entanto, a tentativa de modernizar o app saiu pela culatra, pois vários usuários estão avaliando mal a nova versão nas lojas de aplicativo. A própria empresa, de alguma forma, reconhece os problemas, tanto é que está planejando algumas reformulações.

A mudança começou em junho na versão para Android do Skype e, mais recentemente, foi liberada para iOS também. Dentre as novidades, estão os destaques (que funciona como um feed do Snapchat ou do Instagram Stories), a possibilidade de incluir suplementos (que facilitam, por exemplo, o envio de gifs) e reações a mensagens enviadas via chat. Que fique claro: a versão para desktop não sofreu todas as alterações da versão móvel. 

Divulgação
Recurso Highlights (Destaques), do Skype, lembra funcionamento do Instagram Stories

O problema é que estes novos recursos acabaram tirando funcionalidades clássicas do app. As principais reclamações ficam por conta da remoção da possibilidade de escolher um status ou verificar quem está online. As mudanças fizeram o app cair de 3,5 estrelas para 1,5 estrela na avaliação da App Store. No Google Play, não há avaliação por versão, mas as pessoas ficaram bem bravas.

Algumas da reclamações registradas:

Gente, por favor, coloquem a opção de visualizar quem está on. Tenho 1.000 contatos e tenho que ficar clicando de um em um pra ver quem está on. É horrível – App Store

Odiei. Não vejo quem está online. Nem meu status aparece – Google Play

Espero que melhorem o quanto antes o estrago que foi feito no aplicativo que era bom, e vocês conseguiram deixar horrível com esta nova atualização. Se a opção de não dar nenhuma estrela contasse, eu votaria assim zero" – Google Play

Skype diz que está ouvindo os usuários

A resposta dos usuários fez com que o Skype fizesse um blog post para explicar que a empresa está atenta às reclamações, e que vai corrigir alguns dos problemas.

Para começar, a companhia disse que liberou uma atualização para arrumar a capacidade de deletar contatos, conversas, notificações e a função multitasking – vai voltar a ser possível ver um vídeo no YouTube e estar numa chamada, por exemplo.

Nos próximos meses, a empresa promete trazer de volta o recurso de status (assim, vai dar para saber de cara quem está online) e a função de compartilhamento, que possibilita enviar conteúdos de chats do Skype para outros apps e serviços.

Divulgação
À esquerda, função que mostra quem está online no Skype; à direita, recurso de compartilhamento

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos