Dicas de Tecnologia

Formatou o celular e não lembra quais apps tinha? Saiba como recuperá-los

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Pixabay

    Tem um jeito de recuperar seus apps

    Tem um jeito de recuperar seus apps

Dependendo do tempo e da intensidade de uso -- uma equação que envolve, principalmente, o número de arquivos armazenados e aplicativos baixados--, o smartphone começa a demonstrar "cansaço". Ele passa a executar tarefas com lentidão ou apresentar travamentos frequentes.

Em algum momento, portanto, será indicado uma formatação para deixar o aparelho como era quando saiu da loja. Muitos percebem que essa hora chegou, mas encontram as barreiras do medo de perder os aplicativos e da preguiça de baixá-los novamente.

Se tiver que formatar, não é preciso fazer uma listinha de apps: existe um macete para reaver todos os aplicativos depois de fazer uma restauração de fábrica no seu dispositivo. O Google Play guarda o histórico dos aplicativos que você já baixou vinculado à sua conta de e-mail, o que facilita o resgate.

No smartphone Android

Reprodução
PlayStore do Google tem opção "meus apps e jogos"

Usando seu smartphone, selecione Play Store. Selecione "Apps e jogos". No menu de seu perfil, escolha "Meus apps e jogos". Lá estarão todos os seus apps.

Antes de baixar todos os apps novamente, pense se eles são realmente úteis. Restaure apenas os que você utiliza com frequência e esqueça os que ficam subutilizados.

Na versão web

Reprodução
Webstore da PlayStore do Google

No seu navegador, entre no Google Play com a mesma conta que usa no smartphone. Lá, clique em "App" e depois em "Meus apps". Surgirá uma lista de todos os aplicativos que já entraram em seu dispositivo. É até mais simples restaurar pela versão web.

Restauração de fábrica

Reprodução

Nas configurações do Android, selecione a opção "Fazer backup e redefinir". Salve seus arquivos antes de restaurar os dados de fábrica ou irá perdê-los.

Em "Dados pessoais", escolha "Restaurar dados de fábrica". Antes de ir em frente, tenha certeza de que seus arquivos (documentos, fotos, vídeos, áudios etc.) foram salvos em backup. 

Depois de reiniciar, atualize o sistema e recupere os seus aplicativos.

No iOS

É bem simples recuperar apps na plataforma móvel da Apple. No próprio dispositivo, é necessário abrir a App Store e busque o item Compras. Lá, vão aparecer todos os aplicativos que já foram baixados pela sua conta do iCloud. Os que não tiverem no aparelho terão ao lado uma imagem de uma nuvem.

Reprodução

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos