De olho na segurança

Nova atualização para iPhone impede que celular seja invadido via Wi-Fi

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Apple

Instalar a atualização mais recente (número 10.3.3) do iOS, sistema operacional dos iPhones e iPads, mais recente deve ser uma prioridade para quem tem um desses produtos. Liberada nesta quarta-feira (19) pela Apple, ela impede que o eletrônico seja controlado por hackers por meio de uma brecha em um chip que acessa conexões Wi-Fi.

A atualização foi motivada após a descoberta da falha CVE-2017-9417 creditada ao pesquisador de segurança Nitay Artenstein, da Exodus Intelligence. Apelidada de "Broadpwn", ela afeta chips de Wi-Fi, da série Broadcom43xx, fabricados pela empresa Broadcom.

Artenstein afirmou, em um resumo da sua futura palestra para o evento de segurança Black Hat 2017 --que ocorrerá em Las Vegas (EUA) de 22 a 27 de julho-- que a falha permite executar um código malicioso nos modelos de chip BCM4354, 4358 e 4359, que são encontrados em celulares de várias marcas.

Além dos iPhones, celulares da HTC, da LG, da Samsung e até do Google (linha Nexus) também estariam expostos por usar esses chips --os celulares dessas marcas que estariam vulneráveis ainda não foram especificados pelo pesquisador.

O ataque "Broadpwn" permite que o invasor acesse de forma não autorizada informações pessoais do usuário, realize modificações não autorizadas na configuração do celular e até efetue o bloqueio do sistema. Estão aptos a receber a atualização o iPhone 5 e modelos posteriores (5S, 5C, 6, 6S e 7); quarta geração do iPad em diante; e o iPod Touch da sexta geração.

Para verificar se há alguma atualização nova no seu aparelho. entre em Ajustes > Atualização de Software, e se tiver a versão 10.3.3, clique em Transferir e Instalar e espere a instalação ser completada.

Fita adesiva na câmera do notebook? Sim, isso pode funcionar

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos