Topo

Olha eles aí: já existem robôs que te guiam e limpam sujeira em aeroporto

Robôs já começam a funcionar em aeroporto da Coreia do Sul - AP Photo/Ahn Young-joon
Robôs já começam a funcionar em aeroporto da Coreia do Sul Imagem: AP Photo/Ahn Young-joon

Do UOL, em São Paulo

21/07/2017 16h34

A gente sabe que robôs na nossa vida diária é uma promessa que parece nunca virar realidade, mas ao menos na Coreia do Sul algo em torno disso começa a se moldar. Agora o Aeroporto Internacional de Incheon, o principal do país, contará com robôs que guiarão passageiros e que limparão sujeira.

O nome dos dois modelos, fabricados pela LG, significam exatamente as suas funções: Airport Guide Robot e Airport Cleaning Robot. Os equipamentos foram apresentados inicialmente na CES 2017, maior feira de eletrônicos do mundo, e rapidamente se tornaram realidade.

A LG instalou os robôs no aeroporto em antecipação aos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrem no próximo ano no país sul-coreano, mais precisamente em PyeongChang. Os protótipos em fase de testes já funcionam e podem ser vistos por quem frequenta o aeroporto.

O “robô guia” vaga pelos terminais do aeroporto e pode fornecer aos viajantes direções para portões e informações sobre o voo, como o horário de embarque. Além disso, pode dar dicas sobre localizações de restaurantes e lojas do aeroporto. Ele fala quatro línguas (coreano, inglês, chinês e japonês) e é equipado com uma plataforma de reconhecimento de voz.

Usuários do aeroporto podem escanear seus cartões de embarque na máquina e pedir para o robô o acompanhar até o portão de embarque – o dispositivo é conectado ao servidor central do local. Só não sabemos ainda se os atrasados poderão confiar na velocidade de locomoção do robô.

Já o robô de limpeza detecta, segundo a LG, “áreas que requerem limpeza mais frequentemente, guarda esses locais em sua base de dados e calcula as rotas mais eficientes para chegar até elas”. Ele conta com navegação autônoma e capacidade de evitar objetos e pessoas.

Robô limpador de sujeira executa tarefa em aeroporto da Coreia do Sul - Divulgação - Divulgação
Robô limpador de sujeira executa tarefa em aeroporto da Coreia do Sul
Imagem: Divulgação

Os testes oficiais dos robôs começaram agora, mas desde fevereiro algumas versões beta dos equipamentos já podiam ser vistas pelo aeroporto de Incheon. Nos últimos cinco meses, foi melhorada a performance baseada nos dados e na experiência coletada durante a fase beta.