Topo

Vazamento da Apple parece confirmar iPhone sem bordas e desbloqueio facial

Documentação sobre HomePod traz possível formato do próximo iPhone - Reprodução/Guilherme Rambo
Documentação sobre HomePod traz possível formato do próximo iPhone Imagem: Reprodução/Guilherme Rambo

Do UOL, em São Paulo

31/07/2017 13h15

Rumores e especulações sobre como será o novo iPhone não param de se espalhar pela rede. Agora, no ano em que ele completa seu 10ª aniversário a expectativa cresce ainda mais, principalmente quando a fonte de certos vazamentos é a própria Apple. A aposta da vez é que o novo iPhone deve chegar ao mercado mesmo como um aparelho sem bordas e com sistema de reconhecimento facial.

As novidades ganharam a rede depois que desenvolvedores tiveram acesso a documentação sobre o recém-lançado alto-falante inteligente da marca, o HomePod.

Um desenvolvedor irlandês analisou os documentos e publicou em seu Twitter suas descobertas. Segundo Steve Troughton-Smith, os relatórios revelaram o uso de uma função de desbloqueio por reconhecimento facial utilizando a tecnologia infravermelho. “Posso confirmar que o firmware do HomePod revela a existência de desbloqueio facial infravermelho no próximo iPhone no BiometricKit e em outros lugares.

O BiometricKit seria uma referência a um “kit biométrico” responsável pelas ferramentas de detecção facial, de acordo com o site da “The Verge”. O vazamento faz referência a uma câmera infravermelha que conseguiria detectar rostos até mesmo no escuro.

Ainda de acordo com o site, os documentos sobre o HomePod teriam sido divulgados pela Apple acidentalmente.  

iPhone com bordas infinitas

Outra descoberta com base nos arquivos foi a do brasileiro Guilherme Rambo. Ele encontrou nos documentos uma imagem que acredita ser do layout do novo iPhone. A ilustração mostra um aparelho sem bordas onde tela ocupa boa parte de seu corpo. Além disso, o botão home não aparece.

Caso seja confirmado, o lançamento da Apple seguirá uma tendência marcada pelo modelo Galaxy S8 da Samsung, famoso por ter uma tela que cobre toda a parte frontal do display.

Pelo visto, a descoberta parece confirmar uma série de rumores espalhados nos últimos meses. No início do mês, vários sites já haviam apostado que a Apple eliminaria o tradicional leitor de digitais e implantaria o reconhecimento facial 3D.

Uma fonte próxima ao novo produto teria dito a Bloomberg que a empresa estava testando a funcionalidade e que o reconhecimento de íris também poderia aparecer no próximo iPhone. 

Em relação ao botão home com reconhecimento de digital (comum nos modelos atuais), há ainda quem acredite que ele ficará na parte de traz do celular. Outros já apostam que o recurso será integrado à própria tela touch, como já acontece em vários modelos, como o próprio Galaxy S8 e o LG G6.

A mudança no posicionamento das câmeras também é destaque entre os rumores. Em vez delas ficarem na horizontal, elas ficariam na vertical do aparelho. Há até quem acredite que o novo iPhone também virá com duas câmeras frontais. A qualidade da selfie ficaria bem melhor, não?

Rumor iPhone 8, Apple - Conceito criado em cima dos rumores do novo iPhone - Reprodução/Computerbild - Reprodução/Computerbild
Conceito criado em cima dos rumores do novo iPhone
Imagem: Reprodução/Computerbild