Topo

Conheça prós e contras de ter as versões leve do Facebook e do Messenger

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

07/08/2017 04h00Atualizada em 07/08/2017 12h01

As versões Lite dos apps do Facebook e do Messenger são ótimas opções para quem quer acessar a rede social ou bater papo, mas tem conexões lentas e baixas e pouco espaço de armazenamento no celular.

Também desenvolvidas pelo Facebook, oferecem aos aplicativos uma interface mais simples e minimalista, permitindo uma navegação mais leve e rápida.

Porém, se optar por alguma destas versões você pode ficar sem algum recurso que usa bastante. Portanto, se está pensando em instalar a versão Lite, confira a seguir ganhos e perdas entre as versões completas e minimalistas e avalie antes de fazer o downgrade (instalar uma versão mais simples):

1. Download

Por serem mais leves, têm um download e instalação mais rápidos.

Para obter os aplicativos, basta entrar na Play Store, procurar por “Facebook Lite” e/ou “Messenger Lite” e tocar em instalar.

1 - FB Lite - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Interface e recursos

A interface de ambos os aplicativos é simples, contendo apenas recursos principais.

Ao comparar o Facebook Lite com o Facebook percebemos que seu visual é bem mais robusto, porém possui, praticamente, todas as funções, com exceção de histórias e caixa de entrada do direct.

2 - FB Lite - Reprodução - Reprodução
Facebook Lite (à esquerda) e Facebook convencional
Imagem: Reprodução

Sem contar que permite o uso do bate-papo pelo próprio aplicativo, sem precisar instalar o Messenger.

3 - FB Lite - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de optar pela versão Lite do Messenger, considere o fato de que ela não possui chamadas de voz, histórias e jogos, além dos ícones de bate-papo. 

4 - FB LITE - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Dados móveis

Diferentemente do Facebook principal, as postagens não são pré-carregadas, portanto, a atualização é feita manualmente. Além da resolução de fotos e vídeos ser mais baixa.

O Messenger Lite também foi projetado para consumir menos dados móveis.

Por isso, ambos permitem ser rodados em conexões mais lentas e instáveis, como 2G.

4. Memória

O Facebook Lite consome aproximadamente 10 MB no armazenamento. Já o app principal tem mais fome —reserve ao menos 158 MB, fora o cache. 

5 - FB Lite - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Messenger Lite ocupa mais ou menos 22 MB. Comparado com o principal – 166 MB – é bem mais leve.

6 - FB LITE - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5. Bateria

Por serem mais leves, possuírem menos recursos e utilizarem menos dados móveis os aplicativos da versão Lite consomem menos bateria. Comparado com o principal, o Facebook usa 50% a menos da energia do celular, por exemplo.

Considerando a economia de espaço e dados móveis, a versão Lite do Facebook ainda traz o Messenger embutido. Se qualidade de fotos e atualização instantânea não são problemas para você, a versão minimalista da rede social pode ser uma boa escolha. Quando ao Messenger, além de espaço e dados, vale considerar a ausência de chamadas de voz, caso opte pela versão Lite.