Dicas de Tecnologia

Curte enviar áudio? Veja o recurso do WhatsApp que vai facilitar sua vida

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    WhatsApp atinge número de um bilhão de usuário por dia

    WhatsApp atinge número de um bilhão de usuário por dia

Você adora enviar e receber áudios do WhatsApp? O recurso divide opiniões, pois enquanto facilita a vida de quem não pode digitar em um determinado momento, muitos outros acham que o recurso é usado em exagero pelos amigos e preferem o bom e velho texto.

Mesmo quem gosta deve se incomodar com o formato usado até agora: clicar no ícone do microfone, dentro da conversa, e só terminar de gravar quando você tira o dedo da tela. Mas o app já conta há algum tempo com um recurso valioso para os fãs dos áudios: um gravador nativo do app que não precisa do dedo pressionado na tela para funcionar.

A versão 2.17.293 do WhatsApp para Android, disponível desde a semana passada para quem usa a versão de teste, melhorou esse recurso, fazendo com que ele possa gravar em segundo plano, permitindo ao usuário sair da tela do WhatsApp e até mesmo bloquear a tela do celular enquanto a gravação continua.

Como funciona? Siga os passos da imagem abaixo: Dentro da conversa, clique no ícone de clipe. Várias opções aparecem, e uma delas é "Áudio"; clique nela. Depois haverá mais duas ações: "Escolher a faixa de música" e "Gravar com o WhatsApp". Use esta segunda e o gravador aparecerá. Você pode gravar até 15 minutos de voz sem interrupção.

Reprodução
No item de anexos (símbolo do clipe), selecione áudio e escolha Gravar com o WhatsApp

Por enquanto o recurso não está disponível para usuários do WhatsApp no iPhone, mas é procedimento comum da empresa testar um novo recurso em uma plataforma e depois de um tempo migrá-lo para a outra.

Como virar um usuário beta do WhatsApp no Android

Abra o Google Play e busque por WhatsApp Messenger. Role a página para baixo e lá estará disponibilizada a opção para se tornar usuário da versão beta. 

É importante ressaltar que trata-se de uma versão de testes e o número de usuários é limitado pela companhia. A versão beta (de testes) do WhatsApp costuma receber antes recursos que posteriormente devem ser adotados para a maioria dos usuários.

Saiba como enviar mensagens para vários contatos no WhatsApp

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos