Revolução das máquinas? Pane deixa 500 fechaduras inteligentes travadas

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Fechadura inteligente Remote Lock 6i teve problemas após atualização de software

    Fechadura inteligente Remote Lock 6i teve problemas após atualização de software

O futuro costuma empolgar as pessoas. Imagine ter os itens de sua casa todos conectados à internet e a possibilidade de controlá-los remotamente. A gente só pensa no lado positivo, porém um problema recente nos mostra um lado problemático da modernidade: uma atualização de um modelo de fechadura inteligente fez com que centenas delas ficassem travadas.

Este problema ocorreu com a RemoteLock 6i, produzida pela LockState, e que tem preço sugerido de US$ 469 (quase R$ 1.500). Nas últimas semanas, a conta da empresa no Twitter recebeu várias reclamações de clientes informando que após uma atualização, eles não conseguiam abrir remotamente as fechaduras. A companhia estima que 500 fechaduras inteligentes tenham sido afetadas.

Um agravante deste caso é que a fabricante tem um contrato com o Airbnb, plataforma de hospedagem em que proprietários oferecem estadia temporária em uma casa ou quarto. Em vez do anfitrião esperar o hóspede, ele podia mandar um código para o contratante que dá acesso ao local, com limite de tempo de duração.

Ainda que a fechadura seja conectada à internet, ela também pode ser aberta com uma chave física convencional. Porém, essa possibilidade pode ser problemática para hóspedes do Airbnb -- como que um anfitrião poderia imaginar que isso aconteceria?

Problema na atualização

De acordo com a companhia, uma atualização liberada na semana passada foi a responsável por todo o problema. O update era para ser feito em outra linha de produto, no caso as fechaduras inteligentes 7i.

A empresa recomendou que donos da fechadura afetada enviassem o acessório para serem atualizados ou solicitassem a troca do interior da fechadura. De acordo com a LockState, 85% dos dispositivos danificados já foram consertados.

Cada vez mais se fala em internet das coisas, que consiste em ter dispositivos inteligentes e conectados à internet em sua casa. Porém, imprevistos como este, comuns em tecnologias em estágio inicial, acabam assustando os potenciais consumidores de tais acessórios.
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos