Topo

Saudades dela? Nokia anuncia celular poderoso com inovação nas câmeras

Nokia anunciou lançamento de um celular top de linha - Divulgação
Nokia anunciou lançamento de um celular top de linha Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 16h46

Eterna queridinha dos celulares antigos, a Nokia tem finalmente entrado aos poucos na era dos poderosos smartphones e anunciou nesta quarta-feira (16) o lançamento de seu novo top de linha. Chamado de Nokia 8, o aparelho contará com uma novidade nas câmeras: um modo chamado “bothie”, que combina imagens da câmera dupla traseira e da selfie ao mesmo tempo.

O anúncio da HMD, empresa que comprou os direitos sobre o nome da Nokia, é o mais importante entre os lançamentos com o nome da antiga companhia até aqui. Ainda que o novo top de linha tenha características interessantes, há a confiança de que só o nome Nokia faça saudosistas migrarem de smartphones que dominam o mercado, como Apple, Samsung e Motorola.

Modelo da Nokia será fino e elegante - Divulgação - Divulgação
Modelo da Nokia será fino e elegante
Imagem: Divulgação

A linha premium da Nokia já entrará competindo com modelos como iPhone 7, Galaxy S8 e o LG G6. E por isso será poderoso: contará com o processador Snapdragon 835 (o mesmo da versão norte-americana do S8 e do Sony Xperia XZ Premium) e com 4 GB de RAM, condições que devem dar ao aparelho um desempenho entre os melhores do mercado.

O smartphone ainda contará com tela de 5,3 polegadas com resolução Ultra HD, o que aparenta ser bem interessante. O design em corpo de alumínio é bem elegante e fino (7,9 mm), mas nada diferente do que já é visto normalmente em celulares premium – e nada da tela infinita, nova tendência do mercado.

Inovação nas câmeras

A câmera traseira será dupla de 13 megapixels – uma tirará fotos coloridas e a outra apenas em preto e branco. Elas são capazes de gravar vídeos em 4K. A câmera frontal também contará com 13 megapixels. As câmeras são fruto de parceria com a Zeiss, empresa especializada em fotografias.

Novo celular da Nokia combinará fotos da câmera traseira e da frontal - Divulgação - Divulgação
Novo celular da Nokia combinará fotos da câmera traseira e da frontal
Imagem: Divulgação

A novidade nas câmeras é uma tecnologia chamada “dual sight”, que te permite fotografar usando a câmera frontal e a traseira ao mesmo tempo. Ambas são combinadas em uma mesma imagem com tela dividida. É possível ainda fazer um livestream dessa tela dividida diretamente no YouTube ou no Facebook. Parece ser uma tecnologia bem promissora.

Recursos extras e preço elevado

Segundo a Nokia, o celular é “à prova de mergulhos”, não à prova d’água, o que leva a gente a pensar em uma resistência menor a líquidos do que outros tops de linha. O aparelho conta ainda com um leitor de digitais na frente, porta USB do tipo C e a última versão do Android Nougat. A companhia diz ainda que a duração da bateria é “excelente”, mas não oferece detalhes de sua capacidade.

O top de linha não sairá nem um pouco barato: custará 599 euros (R$ 2,2 mil em conversão simples). É um preço perto do Galaxy S8, que chegou ao Brasil custando a partir de R$ 3.999.

Usuário poderá escolher Nokia 8 entre quatro cores diferentes - Divulgação - Divulgação
Usuário poderá escolher Nokia 8 entre quatro cores diferentes
Imagem: Divulgação

Ele começará a ser vendido no Reino Unido em setembro, mas não há informações da disponibilidade do smartphone no Brasil. O público terá à disposição quatro cores, sendo dois tons de azul, laranja e cinza.

Especificações: Nokia 8

Tela: 5,3 polegadas Ultra HD
Processador: Snapdragon 835
Sistema operacional: Android Nougat atualizado
Câmeras: traseira dupla (13 MP) e frontal (13 MP)
Memória: 64 GB de armazenamento e 4 GB de RAM