Topo

Nove entre dez internautas brasileiros usam o WhatsApp, diz pesquisa

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 13h51

O WhatsApp é o app de redes sociais mais usado pelos internautas brasileiros, segundo o Conecta, instituição de pesquisas sobre cultura digital ligada ao Ibope. O aplicativo de mensagens confirmou sua hegemonia no Brasil com 91% de adesão entre os entrevistados pelo estudo.

Como se isso já não fosse ótimo para Mark Zuckerberg, os demais apps da "família Facebook" estão lá no topo. O próprio Facebook (86%), o Instagram (60%) e o Facebook Messenger (59%) seguem como segundo, terceiro e quarto lugares. A exceção do top 5 é o Twitter, em quinto, mas bem atrás em percentual: 28%.

A concorrência entre o restante do top 10 é variada: temos Skype, Snapchat, Pinterest, o "arquirrival do WhatsApp" Telegram e o Tumblr. Só 3% citaram outro app de redes sociais, e 1% afirmaram não usar nenhum.

A pesquisa foi realizada com 2.000 internautas de todas as regiões do país em junho de 2017 por meio do Conectaí Express, pesquisa online trimestral do Conecta.

Mundialmente o Facebook e plataformas afins também dominam. O Facebook sozinho agrega 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, enquanto o Instagram tem 700 milhões, o WhatsApp, 1,3 bilhão, e o Facebook Messenger, 1,2 bilhão, segundo dados das próprias empresas.

Já o Twitter chegou a "apenas" 328 milhões de usuários mensais ativos no segundo trimestre deste ano, e o Snapchat alcançou 173 milhões de usuários ativos diários.

Veja como falar no WhatsApp com você mesmo e para que serve

UOL Notícias