Topo

Agora você pode falar em português com o Google Assistente no celular

Assistente do Google agora funciona em português - iStock
Assistente do Google agora funciona em português Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 13h24Atualizada em 04/09/2017 12h08

O Google anunciou nesta quinta-feira (17) que finalmente o Google Assistente, assistente virtual da companhia para smartphones Android, passará a funcionar em português. Agora o usuário brasileiro da plataforma Android poderá conversar e instruir a ferramenta no nosso idioma.

A interação do usuário com o assistente da companhia funciona em diversos âmbitos do smartphone. Você pode pedir para o Google Assistente te ajudar a descobrir uma rota, traduzir alguma expressão, dizer a previsão do tempo, tocar uma música, tirar uma foto e muito mais.

Basta o usuário pressionar o botão home do seu celular ou dizer a expressão “ok Google” que a ferramenta é ativada. A novidade está disponível para todos que tenham o sistema operacional Android 7.0 Nougat ou o 6.0 Marshmallow. Para descobrir a versão do seu Android, basta ir em configurações do celular, "sobre" e procurar qual Android é; 

A companhia diz ainda que o Google Assistente pode aprender com o tempo juntamente ao uso do dono do celular. O chamado “aprendizado de máquina” deixa a interação cada vez mais personalizada.

O Google Assistente em português é uma novidade interessante em um mercado promissor de conversação com eletrônicos – como já apontamos, no futuro você provavelmente vai falar com a maioria dos objetos de sua casa.

Além da ferramenta do Google, a Siri, da Apple, já funciona em português há um bom tempo. O Google já tinha o Google Now funcionando em português - o Assistente é uma versão mais avançada e pessoal do Now. A Cortana, da Microsoft, também já fala nosso idioma. 

Enquanto isso, a assistente de voz Bixby, lançada neste ano pela Samsung, segue emperrada no inglês e sequer tem uma previsão de lançamento para o português. A Alexa, popular em alto-falantes da Amazon nos mercados de língua inglesa, também não possui a capacidade de entender e falar português.