Topo

Nerds tentando ser "cool": como foi a apresentação do Windows 95

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 15h21Atualizada em 24/08/2017 18h45

Há 22 anos, o mundo conhecia o Windows 95. A ideia do sistema era descomplicar o uso do computador, colocando em prática uma interface intuitiva e, de quebra, criando padrões que seriam vistos em todos os sistemas operacionais da Microsoft para computadores dali em diante, como a barra de tarefas e o botão iniciar.

Nada disso, porém, importa quando vemos como foi a conferência de lançamento do programa, que reuniu executivos e desenvolvedores da Microsoft. 

À frente de uma tela azul (uma tremenda ironia, diga-se), figuras famosas da companhia como Bill Gates e Steve Ballmer - o segundo, à época chefe executivo da Microsoft, hoje é dono do Los Angeles Clippers, time de basquete que disputa a NBA - mostraram toda a desenvoltura de típicos nerds dos anos 1990 dançando ao som de "Start Me Up", dos Rolling Stones.

Há uma série de curiosidades no vídeo, mas as que chamam mais a atenção são a incapacidade de Gates de bater palmas no ritmo da música e a empolgação extrema de Ballmer (cujo comportamento se repetiu em outras ocasiões. Como essa, durante outro evento relacionado ao Windows...

... ou ainda dançando ao som da cantora Fergie durante uma partida do Los Angeles Clippers.

Lançamento milionário

A Microsoft investiu pesado na divulgação do Windows 95. Estima-se que a empresa tenha gastado algo em torno de US$ 300 milhões em campanhas de marketing, o que incluiu licenciar a música "Start Me Up" junto aos Rolling Stones como tema oficial da campanha do sistema operacional - uma referência ao botão "Iniciar" ("Start", em inglês) do programa.

Além disso, a empresa iluminou o Empire State Building em Nova York com as cores do logotipo do Windows e também produziu um vídeo promocional de 30 minutos com Jennifer Aniston e Matthew Perry, astros do seriado "Friends" (um verdadeiro hit da época).

Tamanho investimento rendeu frutos: nos primeiros quatro dias, um milhão de cópias do sistema operacional foram vendidas. Em seu ano de lançamento, o Windows 95 vendeu 40 milhões de cópias.

O sistema foi substituído em 1998, pelo Windows 98, e teve seu suporte encerrado pela Microsoft em 2001.