Topo

Google Maps vai ajudar a saber se é fácil estacionar o carro em seu destino

App indica facilidade, ou não, para estacionar; recurso só funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro - iStock
App indica facilidade, ou não, para estacionar; recurso só funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

29/08/2017 13h04Atualizada em 29/08/2017 13h04

Uma nova função do aplicativo Google Maps mostrará para seus usuários se o destino escolhido para navegação oferece vagas para estacionar o carro. A funcionalidade, inicialmente, estará disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A ideia é que, ao escolher um local para ir, o aplicativo mostre se a região selecionada oferece boas condições para estacionar ou não. De acordo com o Google, isso é possível ao cruzar dados históricos e um algoritmo que analisa o comportamento de usuários por uma determinada região.

Aplicativo indica facilidade, ou não, para estacionar na região do destino escolhido por meio de um ícone ao lado da distância e do tempo de trajeto; por ora, funcionalidade só está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro - Reprodução - Reprodução
Repare no E vermelho ao lado da quilometragem; ele indica que o destino é um local difícil de estacionar
Imagem: Reprodução

Ao escolher um destino, a dificuldade - ou facilidade - de se estacionar no local é exibida ao lado das informações de tempo e distância, por meio de um ícone com a letra "E". 

O serviço foi lançado nos Estados Unidos no início de 2017 e, enquanto se expande por lá, ele já ganhou aprimoramentos: em 25 cidades do país, ao escolher um destino o aplicativo já sugere uma rota direta para um estacionamento próximo, que pode ser seguida, ou não, pelo usuário.

Por enquanto, ainda não há previsão para outras cidades brasileiras ganharem essa nova função do Google Maps - e, tampouco, para essa versão aprimorada chegue ao país. O novo recurso do aplicativo vai ser disponibilizado aos poucos para smartphones com as plaaformas Android e iOS.