Topo

"Câmera esperta" e selfie panorâmica são novidades do novo Moto X4

Novos Moto X4 são anunciados pela Lenovo - Márcio Padrão/UOL
Novos Moto X4 são anunciados pela Lenovo Imagem: Márcio Padrão/UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em Berlim*

31/08/2017 17h10Atualizada em 01/09/2017 19h09

A Lenovo apresentou nesta quinta-feira (31) durante a feira de tecnologia IFA, em Berlim, mais um celular focado no que parece ser a galinha de ouro dos smartphones atualmente; fotografia. As principais novidades do Moto X4, geração intermediária com jeito de premium da companhia, estão nas suas câmeras.

O ato de fotografar parece ser, cada vez mais, o foco das grandes marcas em resposta ao desejo dos consumidores por registrar imagens com o celular. A Asus, por exemplo, redefiniu todo seu foco de marketing para promover as câmeras de seus celulares. A Lenovo parece querer o mesmo com o Moto X4.

Câmera esperta e mais pessoas na sua selfie

O interessante do Moto X4 é que, de acordo com a Lenovo, sua câmera será capaz de fazer mais coisas além de simplesmente fotografar. A câmera principal do aparelho será dupla com lentes de 12 MP e 8 MP, mas também com o diferencial de ser “inteligente”.

Inteligente como? Aparentemente, elas serão capazes de servir como seu olho no mundo. O exemplo dado é de que, ao apontar para um objeto, a câmera automaticamente te perguntará se você quer saber mais sobre o que está vendo. Imagine que você está na França e quer ter mais informações sobre a torre Eiffel. Basta apontar a câmera e o telefone mostrará detalhes sobre o monumento. Não há detalhes se essa função do Moto X4 será apoiada pelo Google.

Moto X4 contará com câmera dupla na traseira - Divulgação - Divulgação
Moto X4 contará com câmera dupla na traseira
Imagem: Divulgação

Há ainda mais um exemplo do que a “câmera inteligente” pode fazer. A lente da câmera principal é capaz de escanear um cartão de visitas e rapidamente adicionar as informações para sua lista de contatos. Se funcionar, isso parece promissor.  A câmera dupla ainda é capaz de fazer fotos com o fundo desfocado, como o iPhone 7 Plus e o Zenfone 3 Zoom.

Tirando isso, a experiência de uso é muito parecida com a do Moto Z2 Force. É possível fazer ajustes na profundidade de campo (por exemplo, desfocar o fundo de um retrato) ou fazer ajustes de cores.

A câmera frontal, de 16 MP, também tem seus destaques. Ela tem um modo de pouca luz e, melhor ainda, conta com um recurso de selfie panorâmica. Esse último modo aumenta o espaço capturado pela foto – ou seja, você precisará estender menos o braço para encaixar um grupo grande de pessoas na imagem. É algo já presente na câmera dupla do LG G6.

Design é mais do mesmo, mas ele tem Alexa

O design do Moto X4 é mais do mesmo do que costumamos ver em aparelhos da Motorola. O modelo tem o estilo quadrão com cantos arredondados que já se tornaram o padrão da Lenovo. A tela continua com bordas grandes tanto em cima como em baixo. A tela tem 5,2 polegadas.

Uma grande novidade do smartphone é a presença da Alexa, a popular assistente de voz da Amazon. Esse recurso integrado, contudo, é animador principalmente para países de língua inglesa, onde os produtos com Alexa são populares.

Novo Moto X4 segue o design padrão de celulares da Motorola - Divulgação - Divulgação
Novo Moto X4 segue o design padrão de celulares da Motorola
Imagem: Divulgação

O Moto X4 ainda não é tão potente em termos de desempenho. Ele contará com o processador Snapdragon 630 octa-core, que já não é o melhor do mercado. O aparelho ainda virá com uma bateria de 3.000 mAh.

Outra novidade legal dele é a capacidade de se conectar com quatro bluetooths diferentes ao mesmo tempo. Isso abre a possibilidade de você compartilhar a música com um amigo em dois fones distintos.

Preço e disponibilidade

Segundo a Lenovo, o Moto X4 custará 399 euros (R$ 1,5 mil) na Europa, com vendas iniciadas a partir de setembro. Outras localidades receberão o aparelho futuramente no segundo semestre. Não há data para o lançamento do modelo no Brasil. 

Especificações: Moto X4

Tela: 5,2 polegadas
Processador: Qualcomm Snapdragon 630 octa-core
Câmeras: principal dupla (12 MP e 8 MP) e frontal (16 MP)
Sistema operacional: Android 7.0
Bateria: 3.000 mAh
Preço: 399 euros (R$ 1,5 mil)

*O repórter viajou a convite da LG