Topo

Você não vai mais precisar usar um scanner depois de ver essa dica

4 - selecione o filtro da digitalização; 5 - compartilhe o documento - Reprodução - Reprodução
4 - selecione o filtro da digitalização; 5 - compartilhe o documento
Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

31/08/2017 04h00

Escanear um documento ou algo do tipo é um trabalho bem chato e burocrático. Mas que tal você não precisar mais usar um scanner para realizar essa tarefa? Pois isso é possível e tudo o que você vai necessitar é de um celular.

Já existem vários aplicativos por aí que servem como um scanner portátil. Os apps já são bastante populares e usados pela praticidade, mas nem todo mundo ainda conhece essa funcionalidade na palma da sua mão.

E o resultado é tão perfeito que você pode jogar para escanteio o scanner ou nunca mais ter que ir em uma loja para fazer uma cópia eletrônica de um documento.

Você pode escolher entre uma gama de opções, cada uma com seus prós e contras: Evernote, Dropbox, Office Lens, Scanbot, Adobe Scan... E o melhor de tudo é: praticamente todos são gratuitos e estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

Inclusive o nosso preferido e que podemos indicar para você: o CamScanner. O funcionamento dele é extremamente simples e intuitivo - você pode conferir o passo a passo visualmente no vídeo acima.

Primeiro de tudo, você deve clicar no ícone da câmera para começar a digitalizar o que você quiser. Você deve dar permissão para o aplicativo acessar a câmera e fotos do seu celular.

Depois disso, basta tirar uma foto do documento ou folha em questão que você quer escanear. É bom deixar ele em um fundo claro, se possível. Depois, você poderá recortar o documento e suas margens – o próprio app consegue identificar automaticamente, mas você pode fazer ajustes. Nossa dica é deixar um espaço extra nas margens;

1 - selecione a câmera; 2 - tire foto do documento; 3 - ajuste as margens - Reprodução - Reprodução
1 - selecione a câmera; 2 - tire foto do documento; 3 - ajuste as margens
Imagem: Reprodução

Aí você poderá escolher entre diversos filtros. Tem o automático, original, aprimoramento, mais claro, em tom cinza. Você pode passar de um a um e escolher o que fica mais adequado ao documento que está digitalizando.

Por fim, poderá salvar o arquivo como PDF ou como imagem em sua galeria. Há ainda a opção de enviar por WhatsApp, Facebook, e-mail e subir na nuvem. As opções de compartilhamento variam entre os sistemas iOS e Android.

Fácil, não? É só fazer isso e nunca mais você vai precisar usar um scanner de novo.