Deu branco? App detecta rosto de colegas de trabalho e os identifica

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Os óculos de realidade aumentada ainda não caíram nas graças dos usuários, mas uma companhia suíça decidiu testar uma nova funcionalidade para o dispositivo. A empresa Cubera desenvolveu um aplicativo que promete fazer com você nunca mais precise decorar o nome de alguém, principalmente no ambiente de trabalho.

O sistema, chamado Who Is It? ("quem é esse?", em tradução livre), usa a tecnologia de reconhecimento facial e funciona por meio do Hololens, óculos de realidade aumentada da Microsoft.

Beck Diefenbach/Reuters
Apenas lembrando que o HoloLens é um óculos de realidade mista gigante

Na prática, você coloca o dispositivo em seu rosto e, ao olhar para qualquer pessoa, o sistema faz o reconhecimento e traz as respectivas informações dos indivíduos identificados. Segundo o blog de tecnologia "MSPoweruser", a empresa provavelmente a plataforma de computação na nuvem Azure, também da Microsoft.

Um exemplo mostrado no vídeo de divulgação é o de um usuário circulando pelo ambiente de trabalho com os óculos e recebendo informações como os nomes dos colegas e os cargos que eles ocupam.

Infelizmente, a Cubera não divulgou mais detalhes da proposta. De qualquer forma, parece que ela vai agradar muitos usuários, não? O estranho mesmo será sair andando pelos corredores da empresa com um objeto bem diferente no rosto. 

App "Who is it?" detecta rosto de colegas de trabalho e os identifica

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos