Topo

Quer receber primeiro as novidades do WhatsApp? Vire um "testador" do app

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

07/09/2017 04h00

Saber antes de todo mundo quais são os novos recursos do WhatsaApp é o desejo de muitos usuários. Mas sabia que isso já e possível há algum tempo?

Muitos ainda desconhecem, mas o serviço de mensagens sempre lança uma versão "beta" antes de anunciar as novidades para todos os usuários. A ideia é que desenvolvedores e usuários que solicitaram ter o acesso antecipado possam testar os novos recursos para ver se eles funcionam direitinho e se agradam as pessoas de modo geral.

Só vale lembrar que essas versões de teste podem ter falhas e o WhatsApp pode não funcionar como você gostaria. Além disso, as dicas só funcionam para dispositivos Android.

Se você usa aparelhos com o iOS, só é possível ter a versão beta do WhatsApp fazendo o jailbreak — desbloqueio para customização e instalação de aplicativos não autorizados pela Apple. O problema é que fazendo isso você pode acabar deixando seu dispositivo vulnerável. Senso assim, tome cuidado ao decidir pela opção.

Voltando ao Android, o primeiro passo para receber as novidades do serviço é fazer a inscrição na página do programa de testes do aplicativo. Lembre-se que é preciso estar conectado com um usuário e senha do Google.

Ao abrir o site, aparecerá uma tela explicando que, ao participar do programa de testes, o aplicativo pode ficar instável ou apresentar alguns erros. Caso você aceite, basta clicar em "participar dos testes".

Tela 1 - como usar o WhatsApp beta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em seguida, uma nova tela será aberta com as seguintes recomendações:

  • Se você já tiver o aplicativo WhatsApp instalado em seu dispositivo, em breve receberá uma atualização com a versão beta
  • Caso contrário, é só ir na loja de aplicativos do Google e fazer o download

Tela 2 - como usar o WhatsApp beta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A partir de agora você receberá antes de todo mundo os novos recursos do serviço de mensagens. E, caso queira enviar seus comentários para a empresa, é só usar o e-mail andoid@support.whatsapp.com

Você pode sair do programa de testes a hora que desejar. Para isso, acesse o mesmo link que usou para se cadastrar e vá na opção "sair do programa".

Conheça o app que põe senha contra xeretas no WhatsApp

UOL Notícias