Pagar restaurante apenas com um sorriso? Isso já é possível

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Sorria e pague a conta. É com essa ideia que uma empresa chinesa decidiu criar seu sistema de pagamento eletrônico. Basta você sorrir e o sistema faz o reconhecimento facial finalizando sua compra.

A novidade funciona junto com o Alipay, plataforma de pagamento virtual usada em sites de compra virtual famosos como Alibaba, e faz o reconhecimento facial em até dois segundos, segundo a companhia.

Por enquanto, a "compra com sorriso" está disponível apenas numa unidade do restaurante KPRO (voltado a comidas mais saudáveis), da rede de fast food KFC, em Hangzhou, na China. Agora, imagina se a moda pega?

Para funcionar, o sistema conta com câmeras e um programa que consegue detectar o rosto das pessoas e validar essas informações. Além disso, uma segunda etapa de validação é feita com a ajuda do celular do cliente.

De acordo com a empresa, testes com clientes disfarçados com maquiagens ou perucas foram feitos e o sistema conseguiu ser preciso no reconhecimento facial.

"O algoritmo pode detectar sombras e outras características que só podem vir de seres vivos, bloqueando fotos ou vídeos que possam ser usados por alguém que está tentando sequestrar a conta Alipay de uma pessoa", descreveu a companhia em seu comunicado.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos