Dicas de Tecnologia

App de sincronização do Google faz backup de computador; aprenda

Colaboração para o UOL

Fazer backup periodicamente pode ser chato e trabalhoso. Com ferramentas de sincronização de dados com a nuvem —como Dropbox, iCloud, Google Photos ou Google Drive, porém, essa tarefa ficou mais fácil. E para te dar uma forcinha a mais, o Google criou o aplicativo Backup & Sync.

A novidade permite escolher arquivos de seu computador que serão automaticamente sincronizados na nuvem. A ferramenta está disponível para Windows e Mac. É possível também conectar outros dispositivos para o backup automático.

Seu ponto negativo é a quantidade de memória disponível para a transferência de dados: apenas 15 GB gratuitos. Caso necessário, é possível contratar mais espaço.
Confira como usar o app:

1. Acesse o link https://www.google.com/drive/download/ e instale o Backup & Sync clicando no botão "Fazer o download do Backup e Sincronização".

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2. Ao abrir o aplicativo, insira os dados de sua conta.

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3. Nesta aba, marque as pastas que você deseja sincronizar e clique em "Próxima". (Para escolher outras pastas, clique em "Escolher Pastas")

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4. Escolha qual a melhor forma de backup para você e clique em "Iniciar". Na segunda opção, "Sincronizar apenas estas pastas", você pode selecionar quais, dentro do Drive, que serão sincronizadas com o computador.

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Vale lembrar que apesar de o Google oferecer espaço ilimitado para vídeos e fotos, a qualidade dos mesmos é reduzida para ocupar menos espaço. Há a possibilidade de enviar para nuvem em qualidade original, porém, consequentemente, estes arquivos ocuparão mais espaço.

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