Topo

Reinventando a roda: animoji é a função mais divertida do iPhone X

Com os animojis, a Apple quer mudar a forma com a qual você usa emojis - e, provavelmente, vai conseguir - Reprodução
Com os animojis, a Apple quer mudar a forma com a qual você usa emojis - e, provavelmente, vai conseguir Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/09/2017 12h00

Utilizar símbolos gráficos para retratar emoções não é algo exatamente novo: o primeiro registro disso vem de 1953, quando uma propaganda do filme "Lili" no jornal New York Herald Tribune trazia representações de alegria e tristeza, respectivamente ":)" e ":(". Surgia aí os chamados emoticons.

Demorou mais de quatro décadas, porém, para que essas sequências de caracteres ganhassem um visual mais elaborado. Isso ocorreu em 1999, quando Shigetaka Kurita, funcionário da operadora de celular japonesa NTT DoCoMo, criou os primeiros emojis. Quase 20 anos depois, é chegada a vez da Apple dar sua contribuição para essa linguagem amplamente utilizada por toda a Internet e, especialmente, em aplicativos de comunicação como o Whatsapp.

Tratam-se dos Animojis. Anunciada com pompa e circunstância durante a apresentação do iPhone X, a novidade pretende dar um toque mais pessoal às carinhas amarelas e outras figuras usadas para expressar emoções. E faz isso usando muita tecnologia.

Você é um emoji

Basicamente, os animojis usam o avançado sistema de reconhecimento facil do iPhone X que, por sua vez, utiliza o conjunto de câmeras frontais para rastrear o rosto das pessoas - o que, entre outras coisas, permite desbloquear o celular e autorizar pagamentos.

Uma vez rastreada a face do usuário e seus movimentos, o emoji selecionado imita a posição de elementos do rosto, como olhos, inclinação da cabeça e boca, fazendo com que o emoji selecionado imite a expressão do humano que segura o celular. O resultado disso é o animoji.

Animojis - Reprodução - Reprodução
As opções do animojis são variadas e seu potencial para piadas e mensagens bem humoradas é enorme
Imagem: Reprodução

Há ainda outras possibilidades. Mais do que mandar imagens estáticas dessas "carinhas", também é possível gravar vídeos com imagem e áudio, gerando uma "dublagem" bastante engraçada e um potencial infinito para brincadeiras com os amigos.

A parte ruim de tudo isso é que, ao menos por ora, para ter acesso à novidade é necessário desembolsar, pelo menos, US$ 999. Esse é o preço inicial do iPhone X, que tem data de lançamento marcada para 3 de novembro.

Confira as principais novidades do iPhone X

UOL Notícias