Todo território brasileiro terá sistema de alerta de desastres via celular

Do UOL, em São Paulo

  • iStock

    A partir de outubro, pessoas receberão mensagens perguntando se querem receber os avisos

    A partir de outubro, pessoas receberão mensagens perguntando se querem receber os avisos

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta semana a ampliação do serviço de alertas de desastres naturais para todo o Brasil. Com a medida, as pessoas receberão uma mensagem de texto no celular avisando se a região em que vivem tem algum risco iminente de perigo.

O usuário vai poder decidir se quer receber este tipo de alerta ou não. A mensagem introdutória do serviço terá o seguinte formato:"Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de risco. Para se cadastrar, responda com 40199 com CEP de interesse". Mesmo após aceitar receber as mensagens, qualquer pessoa pode cancelar posteriormente esses avisos.

Ainda que a medida tenha sido aprovada pelo órgão de telecomunicações, deve ainda levar um tempo para ser efetivada. As operadoras devem apresentar à Anatel sugestões de datas para implantação. É esperado que o serviço comece a ser implementado em outubro.

Esse sistema de alertas tem sido testado há algum tempo. No início do ano, 20 municípios de Santa Catarina, que abrangem uma população total de 500 mil pessoas, começaram a cadastrar habitantes. Na sequência, cerca de 100 mil pessoas, de cinco cidades do Paraná, também puderam contar com o serviço.

Países como Chile, Canadá e Filipinas já implantaram o serviço de alertas.  A iniciativa de alerta de desastres naturais começou no Japão em 2007.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos