Topo

Popular programa de limpeza do PC assume falha grave de segurança

Página principal do site do programa CCleaner - Divulgação
Página principal do site do programa CCleaner Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/09/2017 11h33Atualizada em 18/09/2017 18h38

A Piriform, responsável pelo programa de otimização de desempenho CCleaner, informou nesta segunda-feira (18) que uma falha de segurança em seu produto mais popular pode ter comprometido os dados de 2,3 milhões de pessoas. O risco é que informações pessoais tenham caído nas mãos de criminosos.

Uma análise do laboratório da Avast, outra grande empresa de segurança que em julho se tornou dona da Piriform, descobriu no arquivo de instalação do CCleaner um "backdoor" (termo técnico que determina uma brecha no código do programa) implantado por hackers.

O "backdoor" ocorreu na versão do CCleaner número 5.33.6162, além do programa CCleaner Cloud número 1.07.3191, usado por computadores com o sistema Windows e com arquitetura 32 bits. Segundo a empresa, nenhum outro produto Piriform ou CCleaner foi afetado.

A falha permitira que dados como nome do computador, endereço IP, lista de software instalado, lista de software ativo e lista de adaptadores de rede fossem enviados para um computador servidor pertencente a desconhecidos nos EUA.

O CCleaner é um programa que limpa arquivos secundários que estejam lotando a memória do computador, como arquivos cache. É um dos programas mais baixados na área de downloads do portal de tecnologia "Cnet". No total, o programa já foi baixado mais de dois bilhões de vezes em todo o mundo, de acordo com a própria Piriform.

"Nós incentivamos todos os usuários da versão de 32 bits do CCleaner na versão 5.33.6162 a baixar a versão 5.34. Pedimos desculpas e estamos tomando medidas extras para garantir que isso não aconteça novamente", disse a empresa em seu site oficial, seguido do link para o download da versão correta.

A empresa também disse que continua a "investigar como esse compromisso aconteceu, quem o fez e por quê".

Dispositivo de US$ 500 consegue hackear senhas de iPhones

UOL Notícias