Topo

Computador está lento por culpa da conexão? Veja 4 passos para resolver

Computador lento pode ser problema na máquina ou na conexão -
Computador lento pode ser problema na máquina ou na conexão

De Tilt, em São Paulo

15/05/2021 04h00

Um computador pode estar lento por dois fatores: a conexão ou o computador. Antes de trocar a máquina, vale checar se o problema não é outro. Existem muitos aplicativos e sites que medem a velocidade da rede, mas você pode descobrir também abrindo os programas.

Por exemplo, abra o navegador ou um programa de email, que precisam de internet, e depois um programa de anotações, desenho ou edição de fotos, que não precisam de internet. Sentiu diferença?

Se a rede está funcionando bem, o problema pode ser o computador —deve estar obsoleto para acompanhar as mudanças ou apresentar algum defeito, seja em hardware ou software.

Se a lentidão for por conta da internet, alive a carga do computador. Siga os passos a seguir:

1. Cheque os desperdícios

Vale, primeiramente, observar quais programas estão consumindo exageradamente a memória e a conexão.

No Windows:

Aperte Ctrl + Alt + Del e clique na opção Gerenciador de Tarefas, ou use o Ctrl + Alt + Esc para abrir o gerenciador diretamente.

No Mac:

Vá ao Finder e clique, nessa ordem, em Aplicativos > Utilitários > Monitor de Atividade.

Verifique se sua memória RAM não está sendo perdida com coisas que você nem mesmo sabe que existe.

2. Dose os aplicativos

Alguns aplicativos consomem mais memória e taxa de conexão ao mesmo tempo. É o caso de programas que envolvem vídeos, como os de streaming. Se você for baixar algum material ou assistir um filme, faça isso num momento em que não esteja usando o computador para outra coisa.

Além disso, muitos programas estão configurados para inicialização automática. Vale checar quais e desmarcar essa opção.

No Windows:

Clique com o botão direito sobre o ícone de janela do Windows, no lado esquerdo inferior. Depois em Gerenciador de Tarefas > Inicialização (ou Startup). Ali é possível ver os programas que são inicializados com o sistema.

No Mac:

Vá em Preferências de Sistema > Usuários & Grupos > clique no usuário e escolha os programas de inicialização.

3. Vasculhe as opções do navegador

Independentemente, da escolha que fez para usar como navegador — Chrome, Safari, Firefox etc. —, sempre o mantenha atualizado.

Deixe o navegador sem temas. Escolha o mais simples possível, mesmo que ame personalizar suas coisas.

Você também pode desativar extensões. Vá ao menu principal do Chrome (no lado direito superior do navegador) > Mais ferramentas > Extensões.

Não abra muitas abas e janelas quando estiver navegando, e tenha paciência.

Para diminuir a quantidade de arquivos que você baixa toda vez que entra em uma página, mude a configuração do tamanho dos arquivos temporários. Se estiver muito alto, isso também pode prejudicar a navegação. Para limpar dados de navegação, basta digitar a combinação Ctrl+Shift+Del, que abrirá a ferramenta de limpeza de dados de navegação.

4. Procure os "comedores" de conexão

Um computador com muito tempo de uso pode acumular muitos malwares (abreviação do "malicious software", termo em inglês que nomeia os softwares maliciosos).

Um malware pode se manter ativo em segundo plano sem atrair a atenção, mas deixando seu computador lento por trocar informações constantemente.

Para encontrar um desses em seu sistema, procure um programa de segurança. Além de ajudar a proteger de futuras ameaças, ele fará uma avaliação rápida para detectar e bloquear vírus e malwares.