Topo

Facebook testa botão de integração com o WhatsApp no celular

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/09/2017 10h11Atualizada em 04/07/2020 01h26

O Facebook parece que está testando um recurso que integrará dois dos principais apps do seu ecossistema: o próprio Facebook e o WhatsApp. De acordo com notícia do portal "The Next Web" desta sexta (22), os usuários estão relatando a presença de um botão WhatsApp dedicado no aplicativo principal do Facebook.

Quando clicado, o botão funciona como um atalho, abrindo o WhatsApp sem a necessidade de deixar o app do Facebook. Ele foi visto na área de menus, no topo, logo abaixo do nome do usuário.

Facebook testa botão de integração com o WhatsApp no celular - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O atalho está atualmente sendo testado na versão Android do Facebook, mas também pode estar disponível para alguns usuários do iOS. Aparentemente apenas um pequeno grupo de usuários está com acesso a ele por enquanto.

De acordo com Arvind Iyer, usuário do Facebook que detectou a novidade, o botão WhatsApp apareceu para ele depois que ele mudou a configuração do idioma do Facebook para o dinamarquês. O Facebook já escolheu a Dinamarca para outros lançamentos limitados —como o Bonfire, um app de compartilhamento de vídeo.

O "The Next Web" lembra que o Facebook já estava testando um atalho similar para o Instagram no início deste mês.

E em 2015, a rede social de Mark Zuckerberg experimentou rapidamente a adição de um botão de envio ao WhatsApp no aplicativo do Facebook, para que os usuários possam rapidamente compartilhar suas fotos e postagens com seus contatos do celular. No entanto, o recurso nunca chegou ao aplicativo oficial.

Assim como acontece com outros testes, não há indícios de quando (ou se) o atalho do WhatsApp ficará disponível para todos os usuários do Facebook.

Veja como falar no WhatsApp com você mesmo e para que serve

UOL Notícias