Topo

Com mudança de visual dos emojis, WhatsApp tenta sair do caminho da Apple

Novos emojis do WhatsApp - Divulgação/Emojipedia
Novos emojis do WhatsApp Imagem: Divulgação/Emojipedia

Do UOL, em São Paulo

03/10/2017 10h30

Antes dependente direta do visual dos emojis da Apple, o WhatsApp realizou pela primeira vez uma reformulação visual que visa distanciar —ainda que só um pouco— o estilo de suas carinhas em relação aos usados pela "fabricante da maçã". Historicamente, o WhatsApp vinha usando emojis praticamente idênticos aos dos iPhones.

Os novos emojis do WhatsApp já estão disponíveis para a versão beta do Android —veja como ser um usuário beta do app. Você pode ver como eles ficaram nas imagens acima e abaixo, além de uma comparação com os da Apple.

3.out.2017 - Novos emojis do WhatsApp - Divulgação/Emojipedia - Divulgação/Emojipedia
Imagem: Divulgação/Emojipedia

3.out.2017 - Novos emojis do WhatsApp - Divulgação/Emojipedia - Divulgação/Emojipedia
Imagem: Divulgação/Emojipedia

Os emojis são atualizados por meio do Unicode, um consórcio de empresas que ocasionalmente atualiza os padrões de caracteres usados em diferentes plataformas de tecnologia. No caso dos emojis, novos ícones são adicionados com o tempo, e cada sistema operacional, empresa ou aplicativo redefine os traços de um mesmo emoji como achar melhor.

O WhatsApp não é o único aplicativo que faz isso: o Facebook, o Messenger e o Twitter também fazem isso. Fabricantes de celulares que usam o Android também fazem suas customizações próprias, como Samsung, LG e HTC.

Como percebeu o Emojipedia, site dedicado ao assunto, existe um precedente para o WhatsApp projetar seus próprios emojis: o app foi o primeiro a implementar o emoji do dedo médio quando nenhum fornecedor suportou o padrão Unicode 7 e adicionou brevemente um emoji para os Anéis Olímpicos. Esse redesenho para a versão beta pode significar uma independência maior do WhatsApp em relação ao que a Apple vem fazendo.