Dicas de Tecnologia

Perdeu ou teve o celular roubado? Veja como saber a localização do aparelho

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

Perder um celular ou ser roubado não é nada fácil, mas existem alguns recursos que podem ajudar a localizar o aparelho.

Basta mexer em algumas configurações do celular e pronto! O legal é que tanto os dispositivos Android quanto Apple possuem esse recurso e é bem simples de usar.

Antes de mais nada é preciso ter certeza de que a opção de localizar o dispositivo está ativada. Além disso, o GPS tem que estar ligado sempre.

No Android, você consegue ver isso seguindo as dicas abaixo. Mas lembre-se que algumas opções mudam de acordo com o modelo do dispositivo. Por isso, um passo ou outro pode ser diferente:

- Vá nas configurações do aparelho e procure a opção "Localização" (em alguns modelos ela chama "Local"). Caso ela esteja desligada, ligue!

- Depois, volte para o menu principal das configurações e encontre o item "Google", selecione e entre em "Segurança"

Reprodução

- Note que a opção "gerenciar o seu dispositivo Android" aparece na tela. Em outros modelos, a opção "Encontre Meu dispositivo" aparece direto.

- Habilite o "Localizar remotamente o dispositivo" e "permitir o bloqueio e limpeza remotos". Essa última parte serve para conseguir apagar seus arquivos mesmo que não esteja com o celular por perto.

Reprodução

E como procurar meu aparelho?

Uma vez configurado, sempre que quiser conferir a localização do seu dispositivo Android é só abrir o aplicativo "Localizar o meu dispositivo" (caso não esteja instalado, baixe gratuitamente na Google Play).

Caso não esteja com ele, você pode acessar o aplicativo de outro dispositivo Android e entrar com seu usuário e senha. É possível ainda verificar pela internet no site da loja virtual, na parte de "gerenciador de dispositivos".

Se tudo der certo e o celular ainda estiver ligado, a localização do aparelho vai aparecer no mapa que surge na tela.

Junto ao endereço aparecem três opções: bloqueio do aparelho, apagar tudo ou emitir um som. Neste último caso o alerta sonoroso funciona mesmo se o seu celular estiver no silencioso e é ideal em caso de perda. Vai que alguém ouve e encontra?!

Reprodução

E nos aparelhos da Apple?

Nos dispositivos da Apple também é preciso ver antes de mais nada se o GPS e o recurso de localização estão ativados. Para isso:

- Vá em "Ajustes", encontre a opção "Privacidade" e habilite os "Serviços de Localização"

Reprodução

- Ainda em "Ajustes", ache o iCloud, role a tela e habilite o "Buscar iPhone".

Reprodução

- Quando quiser (ou precisar) ver a localização de um celular ou tablet, abra o site do iCloud e entre com sua conta online ou use o aplicativo "Buscar".

Uma vez rastreado, um mapa com endereço atual ou a última vez que o dispositivo emitiu um sinal surge na tela. Então, você poderá ativar o "Modo Perdido", que bloqueia o aparelho e começa a rastrear a localização, ou apagar todo o conteúdo.

E se não aparecer nenhum endereço?

Independentemente do modelo e marca do celular, é possível que não apareça nenhuma localização ao iniciar as buscas. Nestes casos, talvez o aparelho esteja sem sinal ou alguém tenha desabilitado a função.

Em todo caso, tente verificar a localização depois de um tempo. Quem sabe você não tem sorte?!

E o mais importante: em caso de roubo ou furto, não vá até o indicado no sistema. A recomendação é informar a polícia. Veja aqui o que deve ser feito em caso de roubo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos