WhatsApp

Entenda o novo WhatsApp para empresas, que já está em fase de testes

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

O WhatsApp Business, versão para negócios do popular app mensageiro, já está em fase de testes. Quem deu a informação foi o portal "Android Police", que recebeu capturas de tela de um leitor que se inscreveu no programa de teste e já viu alguns detalhes do novo aplicativo.

O WhatsApp está pedindo comentários dos testadores sobre configuração de conta, migração de dados do WhatsApp "original" para este novo, respostas automáticas e análises.

Mas nem todo mundo pode usar ainda. É possível se inscrever para testá-lo. Caso tenha a sorte de ser aceito no teste, você deve encontrar o aplicativo no Play Store neste endereço --que também só deve mostrar algo se você já tiver sido escolhido. Do contrário, vai se deparar com um aviso dizendo "A URL solicitado não foi encontrado neste servidor".

O que chama a atenção de cara é que o ícone do WhatsApp Business é discretamente diferente. Em vez do gancho de telefone no meio do balão verde, há um "B" de "business" no app novo. Outra novidade é a possibilidade inédita de usar um telefone fixo como login para o WhatsApp.

Configurando

O testador se deparou com telas explicativas sobre o novo app. Nelas são informadas as quatro operações que são permitidas por enquanto:

  • Criar um perfil de negócios;
  • Migrar o conteúdo de seu WhatsApp pessoal para o profissional;
  • Respostas automáticas;
  • Análises de dados sobre todas as interações no novo WhatsApp, como número de mensagens enviadas, lidas e recebidas.

Ele também dá quatro opções para o testador configurar o serviço:

  • Um único celular para usar o app;
  • Um celular e os dois apps (os WhatsApps pessoal e o Business), mas com número de celular diferente para o Business;
  • Um celular e os dois apps, mas aqui com um número de telefone fixo para o Business;
  • Dois aparelhos celulares, sendo um com o WhatsApp pessoal e outro para o Business.

Visualmente ele é bem parecido com o "Zap" original, mas nas configurações há duas novas seções: "Configurações de Negócios" e "Estatísticas". Neste último só vemos o número de mensagens enviadas, entregues, lidas (com o "double check" azul) e recebidas. No outro é possível editar seu perfil comercial e configurar a mensagem de ausente.

 

 

No perfil comercial, você diz nome da empresa, localização, mostra status de empresa não verificada (ou verificada, se for o caso depois), tags sobre os negócios da empresa, campo de e-mail e URL do site oficial. Esses dados serão vistos por quem adicionar a empresa no WhatsApp.

 

Chama a atenção a quantidade de categorias propostas para classificar sua empresa.

A mensagem de ausente pode ser personalizada e com duração programada pelo usuário.

Do lado do cliente, quando este adiciona o perfil comercial, recebe de cara mensagens amarelas alertando da criptografia ponta a ponta do WhatsApp e que a conversa está ocorrendo com uma conta comercial ainda não verificada, e que o app ainda está verificando a conta. Contas verificadas ganharão um selo verde ao lado do nome, algo similar ao que ocorre com contas verificadas no Twitter.

Ao que parece, aos clientes da empresa não será necessário baixar o WhatsApp Business. Com o WhatsApp comum será possível adicionar as empresas como um de seus contatos, e o app novo será apenas para donos de empresas gerenciarem suas contas comerciais.

Conheça o app que põe senha contra xeretas no WhatsApp

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos