Topo

Mas já? Rumores para próximos iPhones envolvem até tela dobrável

O iPhone X nem saiu, mas já existem boatos dos próximos iPhones - Reprodução
O iPhone X nem saiu, mas já existem boatos dos próximos iPhones Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/10/2017 15h32

Os novos iPhone 8 e iPhone X sequer chegaram ao Brasil --o X, inclusive, não teve a venda iniciada nem no exterior--, mas já existem boatos envolvendo os lançamentos da Apple no próximo ano. Um mês depois da conferência que anunciou os celulares de 2017, já pipocam boatos sobre a linha de 2018. Há informações até de um suposto modelo de iPhone para 2020 (!) com tela dobrável.

A Apple deve anunciar os próximos iPhones apenas por volta de setembro de 2018. Ou seja: qualquer rumor dito agora se trata de algo bem embrionário. Nem mesmo os nomes dos próximos iPhones são certos. iPhone 8S, iPhone 9? E como será o nome do próximo iPhone X, se houver um? Nada disso se sabe ainda, mas alguns rumores já aparecem.

Veja também: 

Tela infinita em toda a linha

Uma das novidades para o próximo ano é previsível e pode fazer muitos consumidores adiarem a compra dos novos modelos lançados neste ano. É provável que a tela infinita do iPhone X seja adotada em quase toda a linha de celulares da Apple. Ou seja: os sucessores do iPhone 8 e iPhone 8 Plus contariam com a tela que ocupa quase toda a frente, segundo o jornal "The Wall Street Journal".

13.set.2017 - Hands on iPhone X - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Apesar de provável que isso aconteça, esse rumor tem que ser visto com precaução. Neste ano, acreditava-se que a câmera dupla do iPhone 7 Plus também passaria para o modelo normal iPhone 8, mas ela seguiu restrita ao 8 Plus e decepcionou fãs da marca. Isso ainda rendeu uma provocação do Google, que na apresentação do Google Pixel 2 e Pixel XL 2 disse que não deixa os melhores recursos para o modelo mais caro.

A novidade também significaria outra coisa: seria o fim do modelo de iPhone como conhecemos agora e que se espalhou por todo o mercado de smartphones. O novo design, com a tela infinita e sem o botão home, tornaria-se então o padrão da Apple.

Novo tipo de LCD

Essa nova tela infinita surgiria a partir de um novo tipo de LCD que a Apple passaria a trabalhar. Ou seja: não seria um display OLED, como o iPhone X. A possível nova tela teria uma tecnologia chamada "Full Active LCD", feita por um fabricante do Japão.

Xiaomi Mi Mix 2 encanta pelo design, mas não é vendido oficialmente no Brasil - Divulgação - Divulgação
Xiaomi Mi Mix 2
Imagem: Divulgação

A Full Active LCD já é usada em outros celulares. Entre eles estão o Essential Phone e o Xiaomi Mi Mix 2 (veja foto). Nenhum deles é vendido oficialmente no Brasil. Essa tela se caracteriza por ter apenas uma borda grande, normalmente na parte de baixo do smartphone.

Próximo Plus com mais de seis polegadas

Outra informação que circula é que, segundo o "Korea Herald", a Apple solicitou à companhia japonesa uma tela que tem mais de seis polegadas. Como o pedido foi feito para uma tela LCD, não é provável que seja para o iPhone X, que tem um painel OLED. Ou seja: seria esse o sucessor do iPhone 8 Plus?

13.set.2017 - Hands on iPhone 8 e 8 Plus - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

O iPhone 8 Plus tem tela de 5,5 polegadas. Se os rumores se confirmarem, ele ficaria mais de meia polegada maior. O modelo já é gigante, mas não deve ficar tão maior se os boatos da tela infinita forem verdadeiros.

iPhone X maior e menor

Não é só o iPhone 8 Plus que ficará maior. É possível também que o iPhone X ganhe uma versão com uma tela ainda maior, segundo informações do ET News. No próximo ano, poderiam existir três modelos diferentes para agradar distintos públicos.

Iphone X 2017 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O site informou que a Apple pediu para a Samsung Display, divisão que faz telas da marca sul-coreana, painéis em três tamanhos: 5,28, 5,83 e 6,46 polegadas em cada. O iPhone X que deverá começar a ser vendido em novembro tem 5,8 polegadas. Será que a Apple também vai corrigir o corte para sensores e câmeras no topo da tela que desagradou tanta gente? Provavelmente não.

Bônus: e o iPhone de 2020?

Se o próximo iPhone de 2018 está longe, imagina o de 2020. Mas sim: já circulam por aí boatos do que a Apple projeta para esse aparelho ainda tão à frente no tempo. E os rumores envolvem uma tela dobrável.

Segundo o site sul-coreano "The Investor", a Apple e a LG estariam trabalhando juntas para desenvolver a tecnologia que contaria com a qualidade OLED, a mesma do iPhone X. A LG já teria desenvolvido uma tela dobrável, mas precisa melhorar o recurso.

Desde o ano passado circulam informações de que a Samsung está preparando um smartphone dobrável. O celular que atingir essa tecnologia pode ser pequeno o suficiente para caber no seu bolso, se o aparelho estiver dobrado, e grande para funcionar como um tablet assim que aberto. Mas pode ser que tenha uma divisão no meio da tela dobrável quando ela estiver totalmente aberta.