Topo

Homem é preso ao tentar trazer 72 iPhones para o Brasil

PF prende homem com mais 70 celulares no aeroporto de Guarulhos - Divulgação/Polícia Federal
PF prende homem com mais 70 celulares no aeroporto de Guarulhos Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Colaboração para o UOL

24/10/2017 09h11

É comum que brasileiros viajem para comprar eletrônicos fora do país por considerarem a carga tributária local alta. No entanto, um cara extrapolou todos os limites ao trazer 72 iPhones sem a documentação exigida para tal operação. As informações são da Polícia Federal, que apreendeu o homem no aeroporto internacional de Guarulhos.

De acordo com a polícia, o homem de 38 anos, que não teve identidade divulgada, estava em Dallas (Texas), nos Estados Unidos, e desembarcou no aeroporto de Guarulhos na última sexta-feira (20). Ele foi para a área de pessoas que não tinham “nada a declarar”. No entanto, funcionários da Receita Federal o selecionaram para ter suas bagagens analisadas.

VEJA TAMBÉM:

Ao abrirem as malas, repararam que ele trazia 72 iPhones e não continha a documentação necessária para importação dos itens. A polícia não especificou o modelo dos aparelhos

Em sua defesa, ainda segundo a PF, o homem disse que trouxe os aparelhos para manutenção, e que era a primeira vez que transportava este tipo de mercadoria.

O homem foi autuado pela polícia pelo crime de descaminho, que trata de uma infração contra a ordem tributária.

Regras para trazer eletrônicos

É possível trazer eletrônicos de outros países sem pagar taxa. A condição, segundo a Receita Federal, é que seja um aparelho e de uso pessoal.  Caso não seja para uso do passageiro, vale a regra de que a mercadoria não pode ultrapassar US$ 500 — caso passe este valor, é necessário declarar e pagar os impostos.

Sendo assim, dá para trazer, por exemplo, um iPhone 8, que custa mais de US$ 500, para uso próprio sem precisar declarar para as autoridades brasileiras.

Os novos iPhones chegaram: o que você precisa saber dos lançamentos

UOL Notícias