De olho na segurança

Tem um iPhone? Você pode estar sendo filmado

Do UOL, em São Paulo

  • Stephem Lam/Reuters

    Um dos grandes atrativos do iPhone, o conjunto de câmeras pode ser utilizado para tirar fotos e filmar sem a autorização do usuário

    Um dos grandes atrativos do iPhone, o conjunto de câmeras pode ser utilizado para tirar fotos e filmar sem a autorização do usuário

Se você possui um iPhone, temos um alerta: você pode estar sendo filmado sem que perceba.

Isso porque foi descoberta uma falha de segurança na versão mais recente do iOS, o sistema operacional de iPhones e iPads. Por meio dessa brecha, qualquer aplicativo pode, em tese, usar as câmeras dianteira e traseira sem que o usuário seja avisado de tal. Quem alertou para isso foi Felix Krause, um desenvolvedor que trabalha no Google.

Para isso, basta que esses aplicativos estejam em primeiro plano no aparelho e, no ato de instalação, o usuário tenha dado permissão para que as câmeras fossem usadas.

Essa concessão é comum em diversos aplicativos que, direta ou indiretamente, acabam utilizando as câmeras dos aparelhos e abriria brechas para que apps de redes sociais, por exemplo, acabassem sendo usados como porta de entrada para que a falha seja explorada.

Por enquanto não há qualquer solução oficial para a questão. Como os iPhones e iPads não avisam quando as câmeras estão sendo utilizadas, a única solução seria revogar a autorização dos aplicativos ou, ainda, cobrir as câmeras dos aparelhos. 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos