Facebook te escuta? Empresa nega espionar microfones de usuários

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • iStock

Você já teve a experiência de falar sobre um assunto com o Facebook aberto e depois receber propagandas sobre o tema? Saiba que você não é o único que pensa dessa forma. O assunto é tão sério para a rede social que recentemente um alto executivo da empresa teve de se pronunciar sobre o caso e a dar mais explicações sobre por que provavelmente as pessoas acham que o Facebook as escutam.

Veja também:

"Sou a pessoa responsável por produtos de propaganda no Facebook. Nós não usamos --e nunca usamos-- seu microfone para propagandas. Simplesmente não é verdade [os rumores de que a rede faz isso]", tuitou Rob Goldman, vice-presidente de produtos de propaganda do Facebook.

 

 

O assunto voltou à tona nos Estados Unidos após PJ Vogt, que é apresentador do podcast de tecnologia Reply All, perguntar no Twitter sobre casos de pessoas que acreditam terem sido impactadas por propagandas baseadas no que elas falaram próximo a um celular logado na rede social.

Uma das pessoas que respondeu à mensagem foi Tori Hoover. Ela escreveu: "um colega de trabalho foi alvo de uma propaganda que dizia 'então, você fez aquela pergunta!' alguns minutos após ter feito um pedido de casamento, e sem ter dito a ninguém que isso aconteceria".

Em outro caso, uma mulher identificada como Kelley disse ter começado a receber propagandas de comida de gato após ter falado que tinha planos de ter um como bicho de estimação.

A repercussão sobre o assunto ganhou tração no ano passado, e a rede, inclusive, fez um post explicando que não escuta o microfone dos usuários. Na ocasião, a companhia disse que só acessa o microfone das pessoas se eles derem autorização e se usarem um recurso específico que use áudio, como gravar um vídeo.

Ao site "The Outline", o Facebook explicou que as pessoas têm essa impressão de serem escutadas por causa da ilusão de frequência, um fenômeno psicológico em que você vê algo uma vez e então isto do nada começa a aparecer por toda parte. Outro motivo tem relação com marcas que usam marketing multicanal. Dessa forma, elas juntam diferentes dados de diferentes meios para exibir determinada publicidade.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos