Topo

Descobriram uma palavra mágica para achar nudes do(a) usuário(a) do iPhone

Do UOL, em São Paulo

02/11/2017 15h55

Você tem um iPhone e já fez fotos sensuais nele? Bem, pode ser que a inteligência artificial do iOS, o sistema operacional da Apple, esteja de olho nos seus "nudes" neste momento.

A Apple usa desde o iOS 10, lançado no ano passado, algoritmos de reconhecimento de imagem para pesquisar e organizar seu aplicativo de fotos nos iPhones e iPads.

Isso ajuda, por exemplo, a achar suas fotos por tema, digitando por exemplo "selfies" e achando seus autorretratos, ou por expressões faciais como "sorriso" e "surpresa" — algo que o Google Fotos também já vem fazendo.

VEJA TAMBÉM:

Mas o que ninguém sabia é que havia um termo secreto para achar fotos sensuais na busca do app: "Brassiere" (sutiã, em inglês).

O tuíte abaixo divulgou a descoberta e acabou viralizando nas redes sociais.

A modelo norte-americana Chrissy Teigen foi uma das que comprovaram a teoria, achando muitas selfies suas focando nos decotes usando o tal termo de busca.

No entanto, fotos comuns de rosto também apareceram.

Outras mulheres fizeram o mesmo —aparentemente o recurso ainda não teve eficácia comprovada com homens.

O engraçado é que, apesar de o algoritmo organizar fotos pelo termo "Brassiere", ele parece ainda não funcionar muito bem. Alguns exemplos que estão circulando pela internet mostram que o iOS acabou confundindo cortinas e bolsinhas de mão com corpos femininos.

Além das preocupações sobre privacidade que isso envolve, o curioso é que a inteligência artificial do termo de busca "Brassiere" prioriza fotos sem sutiãs ou que tenha mais pele à mostra no colo feminino.

O UOL Tecnologia procurou a Apple, mas até o momento não houve resposta. O texto será atualizado assim que a empresa responder.

Alguns sites internacionais também procuraram a companhia, mas não tiveram retorno sobre o caso.

Teste mostra nível de resistência do iPhone 8 e do Galaxy Note 8

UOL Notícias