Sonho? Tecnologia pode tornar tela do celular "inquebrável" e mais barata

Colaboração para o UOL

  • Getty Images/iStockphoto

    Quem aí não sofre e fica em pânico quando o celular cai no chão?

    Quem aí não sofre e fica em pânico quando o celular cai no chão?

Quem já quebrou a tela do smartphone - ou pelo menos já presenciou a queda de um aparelho com a face para o chão - sabe a tristeza que é ver o dispositivo nesse estado e ainda ter que desembolsar uma grana alta para consertar. Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, no entanto, conseguiram desenvolver um novo tipo de display mais barato e menos frágil.

A tecnologia por trás do feito envolve o uso de novos materiais para fazer a tela. Em vez de ITO (óxido de índio-estanho), presente em displays de aparelhos disponíveis no mercado, os pesquisadores combinaram nanopartículas de prata com grafeno - um cristal de duas dimensões produzido a partir do grafite e abundante na natureza.

Veja também: 

O problema das telas atuais é que elas são frágeis e dependentes do índio, um material raro, caro e difícil de extrair da natureza. A prata também não é dos itens mais baratos e fáceis de achar. Porém, usando o grafeno como liga, só é necessário pequenas partículas do material para compor a tela concebida pelos pesquisadores da universidade britânica.

"O que reparamos é que ao dobrar repetidamente as películas feitas com grafeno e nanopartículas de prata, as propriedades elétricas delas não mudam. Isto pode facilitar o desenvolvimento de dispositivos completamente flexíveis", disse Mattheu Large, pesquisador responsável na Universidade de Sussex.

A combinação dos dois materiais para compor a tela também aumenta a condução elétrica, o que na prática pode tornar as telas mais responsivas e com menos consumo de energia.

Atualmente, a fragilidade das telas de celulares é uma das maiores reclamações dos consumidores. Modelos tops de linha caríssimos podem quebrar a tela facilmente e o usuário terá que gastar mais de R$ 1.000 para consertar o equipamento

A Motorola tem um celular mais resistente, o Z2 Force. Ele conta com a tecnologia Shuttershield, que diminui bastante os danos graves na tela em quedas do aparelho. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos