Dono de iPhone X deve tomar cuidado com problema de "fantasmas" na tela

Colaboração para o UOL

  • Reddit/Reprodução/Speckz

    TV antiga com tela marcada pelo efeito "burn-in"

    TV antiga com tela marcada pelo efeito "burn-in"

O iPhone X é o primeiro telefone da Apple com uma tela de tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânico) --que na prática reproduz imagens mais nítidas e brilhantes. Ainda que o display tenha vantagens, a composição dele pode trazer alguns pequenos problemas. Por isso, a Apple criou uma página mostrando como diminuir o desgaste da tela de 5,8 polegadas do aparelho de R$ 7.000.

Ao olhar a tela fora de ângulo, diz a empresa, o usuário poderá notar algumas mudanças de de cor e tonalidade. Além disso, há um problema mais grave, mas que é um comportamento esperado da tecnologia. Trata-se da "persistência de imagem" (burn in) ou "fantasmas".

VEJA TAMBÉM:

Isso ocorre quando uma imagem fica muito tempo exposta na tela e deixa marcas remanescentes no display, mesmo que você tenha passado a exibir uma imagem totalmente diferente no smartphone.

Guilherme Tagiaroli/UOL

Para evitar problemas, a Apple recomenda que os usuários utilizem o brilho automático (que já vem habilitado por padrão, mas pode ser configurado indo em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptações de tela), definam o iPhone X para desligar a tela quando não está sendo usado (para isso, vá em Ajustes > Tela e Brilho > Bloqueio Automático) e evitem exibir imagens estáticas com brilho máximo por um longo tempo.

É importante ressaltar que as telas OLED são usadas em telefone já há um tempo, e a Apple foi uma das últimas a aderir à onda. A Samsung usa displays OLED --na verdade uma variação chamada Super Amoled-- nos dispositivos mais atuais da linha S e da linha Note. Com a entrada da empresa da maçã no clube, vai ficar cada vez mais comum ver fotos de iPhones --por enquanto, só os X-- com "burn in".

Para tentar solucionar o problema, só faltava as empresas criarem protetores de tela, como os usados nos antigos monitores de tubo de computador, para evitar o mesmo tipo de problema.

iPhone X vs. iPhone 8 Plus: quem sobrevive melhor às quedas?

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos