Dicas de Tecnologia

App da Samsung ajuda usuário a analisar (e resolver) problemas no celular

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Alessandro Junior/Gizmodo

Possui um smartphone Samsung? Sabia que é possível ter uma assistência técnica na palma da mão? Exatamente!

A Samsung possui um aplicativo gratuito de assistência técnica que oferece um suporte para diversas dúvidas e problemas do aparelho.

Para descobrir se tem alguma coisa errada, o usuário pode fazer uma série de testes no sistema, que incluem testar hardware, limpar memória/armazenamento, desinstalar apps não utilizados e otimizar configurações.

VEJA TAMBÉM

Caso encontre algum problema, ele é direcionado a um suporte no Smart Tutor e um técnico o ajudará a resolver o erro. E se ainda sim for necessário, o usuário será orientado a procurar uma assistência autorizada.

Veja como funcionam as opções oferecidas pelo aplicativo:

UOL

1. Testar hardware

Aqui o usuário pode realizar testes rápidos no sistema do aparelho para detectar algum problema ou melhorar o seu desempenho.

Entre eles estão: wi-fi, alto-falante, teclas, entradas usb e de fone de ouvido.

UOL

2.  Limpar memória/armazenamento

Nessa aba o usuário poderá verificar o armazenamento tanto da memória RAM quanto da memória interna.

Ao tocar em "Limpar Agora", dados desnecessários, como cache, arquivos temporários, serão excluídos e aplicativos em segundo plano serão fechados.

UOL

3. Desinstalar aplicativos não atualizados

Aqui os aplicativos não usados por pelo menos 30 dias são expostos para uma possível desinstalação. O usuário tem a opção de selecionar e apagar todos de uma única vez ou um por um.

Ao apagar os aplicativos, é possível liberar mais espaço de armazenamento do smartphone para fotos e para os aplicativos mais usados.

UOL

4. Otimizar configurações

A opção é voltada principalmente para o consumo de bateria.

É possível otimizar o brilho e o tempo que a tela permanece ligada antes de repousar, além de desligar algumas opções como Bluetooth, roteador e sinal wi-fi.

UOL

Outros recursos

Além do diagnóstico, o usuário tem acesso a uma série de perguntas frequentes a fim de tentar encontrar uma resposta para o problema que está procurando.

UOL

Ao tocar na "?" no canto direito inferior, é possível entrar em contato com os especialistas ou enviar um comentário.

UOL

1. Suporte Remoto

Aqui o usuário permite um especialista controlar seu smartphone remotamente a fim de que o profissional encontre algum problema e possa corrigi-lo.

UOL

2. Chat ao vivo

Neste caso, o usuário conversa com um especialista explicando os problemas que está enfrentando ou ainda para tirar alguma dúvida. Para acessar essa sessão é preciso logar em sua conta Samsung ou criar uma, caso não tenha feito ainda.

3. Ligar para o serviço de atendimento ao cliente.

Aparecerão alguns números de telefone para que o usuário possa ligar e conversar com algum especialista.

4. Enviar comentário

Aqui é possível enviar um comentário. Seja para fazer perguntas, para enviar relatórios de erro ou ainda para encaminhar sugestões.

UOL

Ao selecionar o tipo de comentário que deseja fazer, serão abertas as categorias referentes. Selecione a desejada.

UOL

E lembre-se: é preciso estar logado com sua conta Samsung.

O aplicativo oferece também dicas e notícias para aproveitar os recursos de seu aparelho da melhor forma possível.

UOL

Alguns smartphones já vêm com o Samsung Members instalado. Caso o seu não possua, pode baixar tanto pela loja online Galaxy Apps quanto pela Play Store.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos