Página falsa do UOL no Facebook espalhava vírus

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Postagem falsa no Facebook

    Postagem falsa no Facebook

Uma página falsa que se fazia passar pela página oficial do UOL Notícias no Facebook foi retirada do ar no dia 16 de outubro. A equipe do UOL entrou em contato com a rede social e fez a denúncia. A página foi removida pelo Facebook poucas horas depois.

A fraude foi percebida porque os responsáveis pelo golpe patrocinaram uma postagem na rede social que promovia uma suposta notícia publicada no maior portal do Brasil: "Você pode ter entrado na Malha Fina. Confira sua situação".

Ao clicar no anúncio, o usuário era remetido para um endereço na internet que baixava automaticamente um vírus no computador. Para tornar a publicação convincente, além do nome do portal, os criminosos copiaram a identidade visual e a logomarca utilizada pela página verdadeira no Facebook. Nos comentários da postagem falsa, alguns internautas alertaram aos outros sobre a fraude e que o conteúdo não havia sido publicado pelo UOL. O anúncio patrocinado estava na rede social pelo menos desde o dia 10 de outubro. A propaganda também foi eliminada.

Durante o tempo em que ficou no ar antes de ser identificada, a página falsa conseguiu angariar 1.877 curtidas e 1.880 seguidores.

No Facebook, todas as páginas oficiais do UOL são certificadas pela rede social. A certificação é indicada por uma pequena marca em forma de carimbo azul com um "v" dentro, ao lado do nome da página). Caso a página não seja certificada, não é uma página do UOL.

Procurada pela reportagem, o Facebook afirma que está comprometido em combater a disseminação de notícias falsas na internet.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos