Topo

Reinventando a roda: NASA cria pneu "superelástico" que nunca estoura

Pneu de liga de titânio e níquel será usado para explorações em Marte - Reprodução
Pneu de liga de titânio e níquel será usado para explorações em Marte Imagem: Reprodução

27/11/2017 14h46

O Centro de Pesquisa Glenn, da NASA, pode ter criado o futuro da locomoção: um pneu impossível de ser estourado.

Criado inicialmente para as missões de exploração para Marte, o novo pneu é feito principalmente de uma liga de titânio e níquel, cujo componente extremamente elástico permite que ele sofra grandes deformações temporárias, mas sem nunca ser propriamente destruído.

"Esta tecnologia representa a última evolução do Pneu Mola que foi inventada pela NASA Glenn e a Goodyear, e inspirada pelar rodas lunares da Apollo", diz o comunicado oficial sobre a invenção.

Veja também:

De acordo com o instituto de pesquisa, embora tenha sido criado para a exploração extraterrestre, o pneu superelástico "é uma alternativa aos pneumáticos aqui na Terra".

Roda da NASA - Reprodução - Reprodução
Roda do futuro criada pela NASA
Imagem: Reprodução

Atualmente, a maioria dos veículos no mundo utiliza rodas pneumáticas, um composto de borracha preenchido com ar comprimido para ajudar com sua mobilidade, cuja praticidade foi descoberta pelo escocês John Boyd Dunlop em 1888.

Usada de várias formas ao redor do mundo por mais de um século, os pneumáticos tem como principal problema sua relativa fragilidade, já que o ar escapa caso a borracha da roda seja perfurada ou simplesmente desgastada com tempo e uso - o que, teoricamente, não aconteceria com o pneu da NASA, já que seu próprio formato é aberto para potencializar sua elasticidade.

E aí, será que algum dia veremos esta "roda reinventada" pelas ruas?