Topo

WhatsApp para iPhone ganha botão que trava gravação de áudio

Do UOL, em São Paulo

28/11/2017 11h43

Usuários de iPhones que adoram enviar áudios no WhatsApp podem comemorar: a versão mais recente do app, a 2.17.81, lançada nesta segunda (27), ganhou a opção de travar o microfone para que continuemos enviando o áudio sem segurar o botão ao mesmo tempo. Por enquanto, as versões para Android e Windows Phone não contam com a novidade.

O recurso era um rumor há alguns dias e agora é realidade. O UOL já testou e explica como funciona logo abaixo.

Veja também:

A ferramenta envolve uma nova interface de usuário no aplicativo. Ela funcionará da seguinte maneira: quando você quiser gravar um áudio para um contato, depois de 0,5 segundos o WhatsApp apresentará duas opções.

Gravação de áudio no WhatsApp do iOS - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma delas já ocorre atualmente, que é o de deslizar para a esquerda para cancelar o áudio. A novidade mesmo é de arrastar para cima para travar o microfone - assim, você não precisa ficar segurando a tela em um áudio mais longo (e, ao fim, acabar perdendo o áudio por deslizar um pouco para a esquerda sem querer).

Será possível, por exemplo, navegar pelo chat em que você está enquanto você manda o áudio, já que você não precisa segurar o botão de microfone. Isso pode ser ótimo para quando quisermos responder várias mensagens enviadas pelo contato.

Caso queira desistir da gravação nesse formato, basta clicar em "Cancelar".

A função ainda tem limitações. Por exemplo, não é possível ver vídeos e fotos enquanto está gravando o áudio e nem digitar uma nova mensagem durante a gravação. Você também não poderá sair da conversa, senão perderá o áudio.

Essa é uma solução diferente de outra já existente no WhatsApp em que não é preciso segurar o botão do microfone para mandar áudio.

YouTube em segundo plano em breve?

Segundo o site "MacRumors", outro recurso surgiu na versão nova do WhatsApp para iOS: a exibição de vídeos do YouTube em segundo plano, enquanto o usuário navega dentro do app. No entanto, nem todos os usuários conseguiram ter acesso a essa funcionalidade até o momento em que esta notícia foi publicada. Nos testes do UOL, ela não apareceu.

Ela opera da seguinte forma: ao clicar em um link do YouTube dentro de uma conversa no WhatsApp, o usuário consegue continuar assistindo o vídeo enquanto acessa outras conversas.

Chega de áudio no WhatsApp! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias