Topo

Seu plano 4G estoura todo mês? Novo app do Google promete segurar a onda

Datally, app do Google para economizar dados de internet móvel - Divulgação
Datally, app do Google para economizar dados de internet móvel Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/11/2017 04h00

Se você tem planos 3G e 4G limitados no celular, já deve saber que existem há algum tempo ferramentas nos sistemas operacionais iOS e Android, além de apps de terceiros, como Glasswire e My Data Manager, para impedir que você acabe sem internet antes do fim do mês.

Mas o Google acha que isso é pouco, e, tendo em vista o crescimento de sua base de usuários em países emergentes como o Brasil, lançou seu próprio app antigastança de dados: o Datally, que entrou na Google Play nesta quinta-feira (30).

VEJA TAMBÉM:

O objetivo da empresa é facilitar a vida de muitos usuários que contam com um determinado pacote de dados móveis por semana ou mês - basicamente a maioria da população conectada brasileira. O Datally, disponível só para Android por enquanto, repete funções que o Android já tem escondidas em suas configurações, mas em uma roupagem mais "descolada".

Dois de seus principais recursos são bem comuns: escolher os aplicativos que não usarão dados em segundo plano; alertas personalizados e visualização diária, semanal ou mensal sobre o consumo de dados, em forma de gráficos.

Há ainda a opção de encontrar redes Wi-Fi próximas para você poupar mais seu plano - algo que o InstabridgeWiFi Magic by Mandic e até o Facebook fazem há algum tempo.

A quarta função, talvez a mais legal, é a de controle de dados em tempo real. Nesta, uma bolha aparecerá na tela apontando quantos dados o app aberto na sua tela está gastando naquele momento. Se clicar nela, poderá desabilitar o uso do 4G para o app, se ele estiver gastando demais.

O Datally faz parte da estratégia do Google de abocanhar seu "próximo bilhão de usuários" em países como Brasil, Índia, Indonésia e México. O app poderá ser baixado em qualquer parte do mundo. No entanto, o primeiro país a testá-lo foi as Filipinas, onde já contam com 500 mil usuários.